14 out de 2017
Bahia – Agricultura – Bahia sedia Fórum sobre Baixa Emissão de Carbono na Pecuária

O município de Itamaraju, no extremo Sul da Bahia, recebeu, pela primeira vez aqui no Estado, o Fórum de Pecuária de Baixa Emissão de Carbono – evento realizado pelo Ministério da Agricultura (MAPA) com o apoio da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (FAEB), Sindicato dos Produtores Rurais de Itamaraju, da Prefeitura do município e do Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura (IICA).

 

O vice-presidente da FAEB, Humberto Miranda, que participou do evento, afirmou que “a região do Extremo Sul foi escolhida pelo grande potencial que possui para o desenvolvimento da pecuária, principalmente por ter os três maiores rebanhos atualmente do Estado da Bahia, nos municípios de Itamaraju, Itanhém e Guaratinga. Além disso, a pecuária da região é uma das referências no Estado, no que diz respeito à tecnologia, genética de boa qualidade  e inovação tecnológica, o que também tem tudo  ver com o evento”.

O evento, que aconteceu nesta terça, 10, é a sexta edição nacional. O objetivo é disseminar informações e inovações tecnológicas de custo acessível para produtores de gado de leite e de corte em sistemas confinados; técnicos; acadêmicos; e agentes financiadores, e ampliar a discussão em torno do aproveitamento econômico de dejetos na pecuária nacional.

Durante toda a manhã foram realizadas três palestras. A primeira delas com o tema “Plano ABC e o Projeto Pecuária de Baixa Emissão de Carbono: Geração de Valor na Produção Intensiva de Carne e Leite”, ministrada pelo auditor fiscal Federal Agropecuário do MAPA, Sidney Medeiros. A segunda foi sobre “Tecnologia de Produção Mais Limpa na Pecuária Intensiva”, comandada pelo consultor do MAPA, Cleandro Pazinato Dias. A última palestra abordou o tema “Geração de Renda a Partir dos Dejetos da Pecuária: Biofertilizantes, Biogás e Energia Elétrica”, ministrada pelo também consultor do MAPA, Fabiano Coser.

Plano ABC

 

O Plano reúne ações sustentáveis consolidadas mediante compromissos de redução de emissões desses gases, estabelecidos na Política Nacional sobre Mudanças Climáticas (PNMC), Lei n◦. 12.187/09. O Plano é composto por sete programas, seis deles referentes às tecnologias de mitigação, e um com ações de adaptação às mudanças climáticas, a exemplo de recuperação de pastagens degradadas, integração lavoura-pecuária-floresta (iLPF) e sistemas agroflorestais (SAFs), plantio direto de palha (SPD), fixação biológica de nitrogênio em novas variedades cultivares(FBN), plantio de florestas, tecnologias para o tratamento de dejetos animais e adaptação às mudanças climáticas.

Fonte: Ascom Sistema FAEB

 

Oferecimento:

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856