28 nov de 2017
Bahia – Agricultura – Banco Mundial realiza Missão de monitoramento do projeto Bahia Produtiva

Uma equipe, composta por especialistas do Banco Mundial, estará em Salvador, no período de 27 de Novembro a 07 de Dezembro, revisando e analisando todas as ações do projeto Bahia Produtiva, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

A abertura da Missão foi realizada nesta segunda-feira (27), com a presença da gerente do projeto e especialista sênior em Desenvolvimento Rural, Fátima Amazonas, do coordenador do Bahia Produtiva, Fernando Cabral, e da equipe do projeto.

A Missão é denominada de Avaliação de Meio Termo, pois acontece na metade do empréstimo, quando as atividades previstas estão sendo executadas e já é possível observar os primeiros resultados. O objetivo é avaliar se os investimentos que estão sendo executados poderão ser finalizados de forma satisfatória como está previsto no acordo de empréstimo.

O secretário da SDR, Jerônimo Rodrigues, afirmou que “o Banco Mundial chega para mais uma avaliação intermediária e nós, na condição de parceiros do Banco, precisamos absorver o olhar dos nossos parceiros. São 15 dias de acompanhamento das ações do projeto. Estamos no terceiro ano do Governo Rui Costa e já temos resultados de algumas cadeias produtivas para serem apresentados, a exemplo da caprinovinocultura, que junto ao Banco Mundial somou esforços com as nossas ações para promover mais desenvolvimento para algumas comunidades rurais do estado”.

O diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, explicou que nesse momento o projeto caminha para uma avaliação de meio termo: “Na execução de 50% do projeto a gente faz um balanço, tanto do ponto de vista financeiro, quanto dos primeiros resultados. Essa vinda da equipe do Banco Mundial nos ajuda a reorganizar todas as áreas, desde a financeira, estratégica, até a operacional, para que a gente possa prosseguir com maior velocidade agora, para que alcancemos os resultados previstos”.

De acordo com Fernando Cabral, coordenador do Bahia Produtiva, o encontro é uma oportunidade para que executores, beneficiários e financiadores possam ter uma primeira apreciação ampla da eficiência e eficácia do projeto. “É um momento de fazer os ajustes necessários, para que os objetivos traçados se cumpram”.

O Bahia Produtiva é uma ação do Governo do Estado, por meio da SDR/CAR, voltada para financiar projetos de inclusão produtiva e acesso ao mercado, de abastecimento de água e esgotamento sanitário, de interesse das comunidades mais pobres da Bahia nos 27 Territórios de Identidade do Estado. Estão sendo investidos ao longo de cinco anos, desde 2015, US$ 260 milhões, por meio de um acordo de empréstimo com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD/Banco Mundial).

O Bahia Produtiva já lançou oito editais para o fortalecimento das cadeias produtivas da fruticultura, oleaginosa, mandiocultura, apicultura e meliponicultura, bovinocultura de leite, pesca e aquicultura, caprinovinocultura e socioambiental. Já foram selecionados 502 empreendimentos em toda a Bahia, nos oito editais lançados, totalizando um investimento de R$ 163 milhões e beneficiando diretamente 17.085 famílias.

 

Fonte: SDR

 

Oferecimento:

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856