17 ago de 2017
Bahia – Agricultura Familiar – Governo atualiza protocolo de acompanhamento da produção da agricultura familiar
O secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Jerônimo Rodrigues, reuniu-se, nesta terça-feira (15), pela manhã, no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, no Largo dos Aflitos, com o Comandante Geral da PM, coronel Anselmo Brandão, e o diretor Administrativo Financeiro da Agência de Defesa Agropecuária (ADAB), Cláudio Lima, para a atualização de um protocolo de acompanhamento, da produção, transporte e comercialização de alimentos, especialmente os de origem animal, da agricultura familiar.

O acompanhamento é realizado pela ADAB, órgão vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), com o apoio da Polícia Militar (PM). A reunião, que teve continuidade no período da tarde, na sede da ADAB, foi uma determinação do governador Rui Costa, atendendo a uma demanda do Fórum Baiano da Agricultura Familiar.

Jerônimo Rodrigues reforçou que é uma satisfação participar de um debate que reúne parceiros estratégicos para o fortalecimento e a dinamização econômica da agricultura no estado na Bahia: “Além de atualizar o protocolo da atuação da ADAB e PM, no acompanhamento da produção agropecuária na Bahia, precisamos divulgar o quanto é importante a defesa da agropecuária para a economia da agricultura familiar, assentamento de reforma agrária, que precisa de um suporte orientador, em cadeias importantes como a do leite”.

O Major Antônio Ávila, do Comando de Operação da Polícia Militar da Bahia, que representou o Coronel Anselmo no período da tarde, enfatizou que o objetivo da PM é contribuir com a execução do trabalho da ADAB: “A ideia é formalizar os procedimentos e tornar a nossa atuação ainda mais profissional, ajudando a ADAB na sua missão institucional, garantindo o poder de polícia da agência e integridade física dos agentes”.

O diretor Administrativo e Financeiro da ADAB, Cláudio Alves Lima, destacou o papel da Agência junto aos órgãos das secretarias de Agricultura e Desenvolvimento Rural, especialmente para os agricultores familiares: “Nosso objetivo é capacitar cada vez mais nossos servidores, com as orientações necessárias, para que no dia a dia possamos realizar ainda melhor o nosso trabalho”.

Dois novos encontros estão agendados entre os órgãos envolvidos para a apresentação das atualizações feitas no protocolo de atuação da ADAB e para realizar o fechamento do documento.

Diálogo

Outra iniciativa que será realizada por esse grupo de trabalho é a elaboração de um plano de ação, construído com representações dos empreendimentos da agricultura familiar, para a capacitação técnica de servidores da ADAB e da PM, além de abrir um diálogo mais amplo com prefeituras, universidades, comerciantes, representantes da sociedade civil e os meios de comunicação. A intenção é divulgar o importante papel da ADAB para a segurança alimentar e nutricional e a economia estadual, principalmente em cadeias produtivas como a da bovinocultura.

Presenças 

O encontro contou também com as participações do superintendente da Agricultura Familiar (Suaf), Marcelo Matos, do comandante de Operações Policiais Militares (COPPM), coronel Paulo Uzêda, do diretor de Inspeção de Produtos Agropecuários da ADAB, Willadesmon Silva, e do corpo de diretores técnicos da ADAB.

Fonte: ASCOM/SDR (Secretaria de Desenvolvimento Rural)

 

Oferecimento:

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856