20 nov de 2017
Bahia – Agricultura – Fida e Governo da Bahia reforçam confiança mútua na execução do projeto Pró-Semiárido

Após 15 dias de supervisão das ações do Pró-Semiárido, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), representantes do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e do Governo da Bahia, assinaram, nesta sexta-feira (17), no Centro Administrativo da Bahia, o documento de ajuda-memória, resultado da missão, contendo avaliação da execução do projeto no estado.

Os membros da missão das Nações Unidas, 12 especialistas de diferentes áreas, foram acompanhados pela equipe de coordenação do Pró-Semiárido, nas reuniões bilaterais, em Salvador, e também durante as visitas de campo às comunidades, para que pudessem dialogar diretamente com beneficiários do projeto.

Em clima de parceria, Jerônimo Rodrigues falou sobre a recíproca atenção do Governo da Bahia com a agência das Nações Unidas. “O recorte do trabalho que temos com o Fida coaduna com a assinatura, pelo governador Rui Costa, da regulamentação da Lei Estadual de Convivência com o Semiárido em um evento do Pró-Semiárido, no mês de setembro, em Jacobina. Estamos demarcando espaço para obtenção de resultados concretos, porque nossa relação com o Fida nos é muito cara”, afirmou.

Presente ao ato de assinatura, o diretor da Divisão de América Latina e Caribe do FIDA, Paolo Silveri, falou da importância da presença do secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, e do diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa que executa o projeto, Wilson Dias, como forma de demonstração da vontade política e determinação do Governo do Estado: “Podemos nos concentrar nos resultados apresentados pelos projetos apoiados pelo Fida, no Brasil, e, principalmente na Bahia, porque temos a confiança de olharmos na mesma direção. E usaremos as lições aprendidas aqui para outros países em que temos projetos financiados pelo Fida”, declarou.

Com a avaliação geral positiva das áreas, o oficial do Fida no Brasil, Hardi Vieira, falou sobre os dias em que estiveram nas comunidades da área de abrangência do projeto: “Analisamos os planos de desenvolvimento e investimento, e percebemos que foram muito bem preparados e estruturados, a partir das demandas dos beneficiários e durante as visitas verificamos uma grande apropriação das comunidades, quanto aos conceitos do projeto, o que sinaliza um efetivo trabalho junto ao nosso público-foco”, pontuou.

O Pró-Semiárido é um projeto de desenvolvimento regional, atuante em 32 municípios com mais baixos índices de pobreza do semiárido baiano e que tem como público prioritário populações pobres de comunidades rurais.

Tem como objetivo melhorar as condições de vida da população, por meio de um processo de desenvolvimento econômico e sociocultural, ambientalmente sustentável e com equidade de gênero. Possui três componentes, por meio dos quais realiza investimentos e serviços de apoio a ações como o Desenvolvimento Produtivo e de Mercado, Desenvolvimento de Capital Humano e Social e Gestão, Monitoria e Avaliação.

 

Fonte: Ascom SDR

 

Oferecimento:

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856