22 nov de 2017
Bahia – Agricultura – Fórum Bahia Cacau 2035 traz panorama do cacau e chocolate na Bahia e no Brasil

Durante o Fórum Bahia Cacau 2035, realizado nesta terça-feira (21), em Salvador, foi realizado um panorama do cacau e chocolate na Bahia e no Brasil, pelo secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Jerônimo Rodrigues.

Rodrigues destacou que atualmente a cultura do cacau está presente em oito Territórios de Identidade da Bahia: Extremo Sul, Costa do Descobrimento, Litoral Sul, Baixo Sul, Médio Rio de Contas, Vale do Jiquiriçá, Recôncavo e Médio Sudoeste, atravessando uma das áreas mais importantes da Bahia em potencial econômico, diversidade social, biológica e riquezas naturais.

“Precisamos trabalhar com o potencial e a riqueza e mostrar a capacidade que a cadeia produtiva do cacau tem em enfrentar o tema da pobreza. São 132 municípios, com cerca de 150 mil agricultores familiares e 15 mil assentados envolvidos, produzindo meio milhão de hectares de cacau e fornecendo mais de 125 mil toneladas de cacau. Além disso, temos assistência técnica e extensão rural (ATER), pesquisa e inovação de instituições como a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), de universidades e a Biofábrica, voltados para promover a cacauicultura”.

O Fórum Cacau Bahia 2035 teve como objetivo a elaboração de um Plano de Trabalho, reunindo, articuladamente, atores institucionais para debater com a sociedade e agentes públicos a estratégia de fomento e desenvolvimento da cadeia produtiva do Cacau e Chocolate da Bahia. A ideia é nivelar o conhecimento sobre a importância e oportunidade de se organizar como Sistema ou Arranjo Produtivo e Inovativo Local, em busca da competitividade da cadeia e desenvolvimento socioeconômico dos territórios.

Rodrigues destacou que “a pauta do cacau não é pauta de uma cadeia produtiva, que nasce e morre nela mesma, traz uma pauta de uma região e uma identidade regional, de um povo, de distribuições, e mais uma vez não faremos uma agenda de resultados se a gente não pactuar, respeitando as individualidades. Isso é uma agenda de pacto”.
Estiveram presentes representantes do Governo Federal, Estadual e Municipal; produtores; processadores; empreendedores; empresários; federações; associações e sindicatos; instituições de fomento e de apoio; academia; centros e institutos de pesquisa e organizações da sociedade civil que atuam no segmento da cacauicultura.

 

Fonte: Ascom SDR

 

Oferecimento:

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856