27 nov de 2020
Bahia – Agricultura – Panetone de mandioca é produzido em comunidade rural de Souto Soares

Versátil, a mandioca é soberana na culinária brasileira, e vai virar ingrediente para um alimento tradicional da época de Natal: o panetone. O produto está sendo produzido por agricultores familiares do povoado de Matinha e Cajazeira, no município de Souto Soares, Território Chapada Diamantina.

O panetone de mandioca é mais um produto da Associação Renascer, que comemora a produção de biscoitos, pães e bolos, tudo derivado da mandioca, o que foi possível graças à chegada dos investimentos do projeto do Governo do Estado, Bahia Produtiva.

Foram destinados R$212,6 mil para a implantação de uma unidade simplificada de derivados da mandioca com equipamentos como seladora, amassadeira, liquidificador industrial. Também foi adquirido um motocultivador, que afofa a terra e deixa o solo em condições de plantio, sendo ainda realizada assistência técnica e extensão rural (Ater) com os agricultores e agricultoras familiares.

Além disso, o Bahia Produtiva está promovendo uma capacitação no povoado, visando a melhoria do trabalho. Nesta quinta-feira (26) e sexta-feira (27), acontece o Curso de Boas Práticas de Fabricação de Alimentos. A programação contempla temas como conceitos sobre higiene e manipulação de alimentos, controle de pragas na cozinha, armazenamento e destino adequado do lixo, uso de máquinas e equipamentos e adequação de embalagem para comercialização.

O Agente Comunitário Rural (ACR) Renivan Rodrigues Gomes, que presta assistência à comunidade, destaca que, com os investimentos, houve melhora na organização do empreendimento e na qualidade dos produtos: “Antigamente, a gente fazia tudo no fogo à lenha e tínhamos muito problema com a fumaça, e às vezes perdíamos produtos com isso. O equipamento nos ajudou na produção de hortaliças e em uma área coletiva de mandioca que foi implantada, onde toda a colheita é usada na unidade”.

A agricultora Hildegar Alves dos Anjos reafirma a importância do projeto: “A aquisição dessa unidade ajudou no aperfeiçoamento e na qualidade dos nossos produtos e a ATER no nosso cultivo, que é nossa principal matéria-prima. O projeto soma qualidade de vida e conhecimento”.

Hoje, estão sendo produzidos cerca de 60 quilos de bolacha de goma, mil unidades de pães de aipim e 50 quilos de bolo, vendidos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e para estabelecimentos do município.

O Bahia Produtiva é um projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial.

Fonte: SDR Bahia

Oferecimento:

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856