29 ago de 2018
Bahia – Agricultura – Programa Jovem Aprendiz na área rural, do Senar Bahia, profissionaliza centenas de participantes no interior da Bahia

Em parceria com 157 empresas e produtores rurais dos municípios de Barreiras, Casa Nova, Eunápolis, Ibicoara, Juazeiro, Luís Eduardo Magalhães – LEM, Mucugê, Nova Viçosa, Rio Real, Sátiro Dias e Teixeira de Freitas, o Senar Bahia já integrou, no decorrer deste ano, 23 turmas do Jovem Aprendiz. Ao todo foram beneficiados 692 jovens, com idade entre 18 e 24 anos incompletos, cursando ensino regular ou médio completo.

O programa de aprendizagem tem por finalidade o cumprimento da política pública voltada à promoção da profissionalização do jovem, qualificando-o para a sua primeira experiência profissional.

Os jovens do programa são contratados pelos produtores e empresas rurais parceiras, em atendimento a Lei 10.097/00, que determina a assinatura da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) do aprendiz e do Contrato de trabalho especial, com tempo determinado.

Na Bahia, são disponibilizados cursos de Aprendizagem em Auxiliar Administrativo e Financeiro, Aprendizagem em Silvicultura, Aprendizagem em Supervisor Agrícola, Aprendizagem na Cultura de Cana-de-Açúcar, Aprendizagem na Olericultura, Aprendizagem em Fruticultura, Aprendizagem em Café. Com carga horária de 800 horas ou 960 h, divididos proporcionalmente entre teoria e prática, considera-se, para formatação dos seus conteúdos, o perfil de formação profissional, atendendo a descrição Classificação Brasileira de Ocupações (CBO).

Com a adoção de metodologias de ensino e de avaliação próprias e material didático desenvolvido com conteúdo dirigido à formação de qualidade, durante o curso os jovens recebem, além de conhecimentos técnicos e práticos, estímulos para desenvolver o protagonismo, autoestima, criatividade, cidadania, sustentabilidade, responsabilidade social e ética, empoderando-os, assim, para atuação no mercado de trabalho a partir das habilidades individuais e coletivas.

Os últimos jovens integrados no programa são da Chapada Diamantina. Os municípios de Ibicoara e Mucugê, no momento em que certificaram 61 aprendizes das turmas 2017/2018, já deram início a duas novas, no curso Aprendizagem na Olericultura, contemplando 65 jovens, cotistas de 11 produtores e empresas rurais.

Beatriz Chaves Pires, participante do grupo de aprendizes certificado, destacou que o curso trouxe conhecimento e experiência pessoal e profissional. “Envolveu, além dos temas específicos da olericultura, a saúde, a postura e a conduta no ambiente de trabalho e na sociedade”, afirmou a jovem ressaltando que “devemos dar sempre o nosso melhor, abraçar as oportunidades, por mais que pareçam difíceis”.

O curso de Aprendizagem em Olericultura possui carga horária de 960h e os jovens matriculados são, preferencialmente, de baixa renda e de família de trabalhador ou produtor rural. Eles aprendem a produzir mudas e sementes; preparar o solo para plantio; irrigar e adubar; aplicar agrotóxicos nas covas, mudas e sementes; além de manejar áreas de cultivo, colher, embalar, armazenar e comercializar os produtos. Dessa forma, os aprendizes, através dos processos de ensino-aprendizagem preparam-se para o promissor mercado de trabalho em suas regiões.

Fonte: Ascom Sistema FAEB

 

Oferecimento:

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856