19 nov de 2017
Bahia – Agricultura – SDR divulga resultado do edital sobre sementes crioulas

O resultado da segunda etapa do edital que selecionou propostas de Organizações da Sociedade Civil (OSC) para a Produção, Resgate, Conservação e o Armazenamento de Sementes Crioulas, nos 27 Territórios de Identidade da Bahia, foi publicado na edição sábado (18), no Diário Oficial do Estado. Foram selecionadas 22 entidades representativas da agricultura familiar distribuídas no estado da Bahia. A ação integra a estratégia da política de sementes para o estado da Bahia, executado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

O Edital vai atender a mais de quatro mil famílias diretamente. Os recursos, da ordem de R$ 3,2 milhões, com propostas de até R$ 60 mil cada, são oriundos do Fundo de Combate à Pobreza (Funcep). Os investimentos serão destinados à implantação de quinze casas de sementes e fortalecimento de sete casas de sementes existentes, entre outras ações.

O secretário da SDR, Jerônimo Rodrigues, destacou que a ação irá garantir autonomia para os agricultores familiares, com acompanhamento técnico,
“O agricultor vai trazer a experiência e trocar conhecimentos com o técnico, realizando a atividade de forma mais coletiva possível. Espero que as associações possam também compartilhar as experiências por meio da participação de intercâmbios”.

A iniciativa contempla, além das Casas de Sementes, a implantação de Unidades de Multiplicação de Sementes, acompanhamento técnico, aquisição de sementes crioulas para armazenamento ou multiplicação e bombonas para armazenamento.

O coordenador executivo de Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica (Cepex), José Tosato, ressaltou que essa é a continuidade de uma ação realizada nos últimos anos, de implantação de casas ou bancos de sementes em diversos territórios: “Essa é uma estratégia da SDR de segurança alimentar e valorizar o conhecimento tradicional, é também um esforço para que os agricultores resgatem o patrimônio genético, para que passem a ter mais autonomia, aumentando a produção da sua própria semente e intercambiando com seus pares, sementes essas que foram melhoradas e protegidas por várias gerações”.

Tosato observa ainda que nesses bancos estão incluídas sementes não só de milho ou feijão de verdade, mas também de capim, tubérculos, raízes: “São mais de 150 tipos de sementes crioulas diferentes de mandioca, no estado da Bahia, que foram preservadas de geração em geração. Com esse edital nós damos um passo para multiplicar essa ação, para que essas sementes cheguem às mãos dos agricultores, para que possam plantá-las e elas sejam preservadas”.

De acordo com a diretora de Apoio e Fomento à Produção da Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf), Maria Auxiliadora Alvim, “o objetivo do Governo do Estado é apoiar as iniciativas de resgate e conservação das sementes crioulas, ou sementes tradicionais, cultivadas tradicionalmente pelas famílias agricultoras, preservando o patrimônio da biodiversidade vegetal, existente em nosso estado”.

Processo de seleção

A seleção contou com duas etapas, a primeira com a inserção dos dados e informações em sistema disponibilizado pela SDR e a segunda com as visitas de campo para a avaliação das propostas nas comunidades, de técnicos da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). As propostas selecionadas no edital receberão investimentos em cinco eixos: Produção de sementes; Acompanhamento técnico; Aquisição de sementes; Kits de seleção de sementes; Armazenamento de sementes.

Este Edital tem a finalidade de atender a demandas dos Movimentos Sociais, que já atuam na preservação das sementes crioulas. Foram selecionadas Organizações da Sociedade Civil (OSC) sem fins lucrativos, legalmente constituídas por, no mínimo, três anos, dirigidas por agricultores familiares, de acordo com a Lei 11.326/2006, que estabelece as diretrizes para a formulação da Política Nacional da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais.

Participam da ação a Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf), Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Superintendência de Políticas Territoriais e Reforma Agrária (Sutrag), Coordenação de Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica (Cepex), Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) e Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA).

 

Confira aqui a relação dos selecionados

 

Fonte: Ascom SDR

 

Oferecimento:

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856