22 out de 2018
Bahia – Agropecuária – Comissão Baiana do Leite discute próximas ações e confirma agenda positiva no Oeste do estado

Integrantes da Comissão Baiana do Leite realizaram mais um encontro nessa terça-feira (16), na sede do Sistema Faeb, em Salvador, para alinhar as próximas ações de fomento à cadeia produtiva do leite no estado. Na pauta a discussão do regimento interno, apresentação do Projeto Piloto de Ações Integradas e Sinégicas na Cadeia Produtiva do Leite no Semiárido Baiano e da proposta de implementação do Programa Adote um Produtor Familiar de Leite, entre outros assuntos. Durante a reunião também ficou definida a realização da primeira reunião itinerante da Comissão, que vai acontecer no Oeste da Bahia, no próximo dia 20 de novembro.

A reunião itinerante no Oeste acontece na mesma semana em que eventos voltados para a cadeia produtiva do leite movimentam a região. O 1º Encontro da Cadeia Produtiva do Leite do Oeste da Bahia, que será realizado nos dias 21 e 22 de novembro, e o 1º Leilão de 50 lotes de Girolandas registradas e Guzolandas – vacas em lactação/novilhas prenhas bezerras produto de Fertilização in Vitro (FIV) -, programado para o dia 21 de novembro. Os dois eventos acontecem no município de Barreiras.

“A Comissão tem criado uma expectativa muito positiva pela contribuição que pode dar para a organização, fortalecimento e desenvolvimento da cadeia produtiva do leite. Fomos convidados pelas instituições do Oeste, representadas pela Acrioeste, para participar de um grande encontro de discussão na região. É a consolidação do andamento do trabalho que vem sendo realizado pela Comissão e marca o início das reuniões itinerantes que serão realizadas, numa região tão significativa para a agropecuária do estado como o Oeste”, ressaltou o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb), Humberto Miranda.

O secretário Executivo da Comissão, Luiz Sande, falou sobre a distribuição da produção de leite no Brasil e na Bahia, identificando suas deficiências, potencialidades e desafios, e apresentou todos os detalhes do Projeto Piloto, mostrando as propostas de ações que cabe a cada instituição envolvida, quem são os beneficiários do Projeto, aporte financeiro, entre outros aspectos. Inicialmente o Projeto Piloto será desenvolvido nos municípios de Ruy Barbosa, Marcionílio Souza, Queimadas, Baixa Grande, Ipirá, Santa Luz, São Domingos e Valente.

“Esse Projeto pode revolucionar o interior, não só da Bahia, mas também de outros estados, porque servirá de modelo para ser replicado. O projeto é estruturante e tem apelo social e ambiental muito forte, já que capacita o produtor, oferece uma visão de futuro de acordo com a realidade e de forma planejada para ele, dá oportunidade para os jovens, para que eles permaneçam em suas cidades e fomenta a produção sustentável, com respeito às áreas de preservação permanente”, ponderou o presidente da Comissão, Francisco Peltier.

O vice-presidente da Comissão e superintendente da Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia SDR/Suaf, Marcelo Matos, revelou que após todos os ajustes, a ideia é lançar o Projeto Piloto e o Programa Adote um Produtor Familiar de Leite, caso seja aprovado, durante a Fenagro deste ano.

A Comissão Baiana da Cadeia Produtiva do Leite foi criada em abril deste ano, com o objetivo de tornar a Bahia autossuficiente na produção de leite (atualmente há um déficit de 1,3 bilhão de litros por ano para consumo interno da população). A meta também é promover a modernização gerencial e tecnológica da cadeia, incentivar o cooperativismo, o empreendedorismo e fortalecer a integração econômica e produtiva do leite. Dessa maneira, também será possível aumentar a geração de emprego e renda, promovendo a fixação do homem no campo.

A Comissão conta com a participação de representantes setor produtivo, governos Estadual e Federal, universidades, entidades de classe e instituições privadas ligadas ao Agro, além da parceria das prefeituras onde o Projeto Piloto será implantado.

O encontro contou com a participação de Danilo Reis, da Bahia Leite; Willadesmon Silva, da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia – Adab; Roosevelt Silva; da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social – SJDHDS; Adriana Moura, do Sebrae Bahia; Luiz Rogério Barreto, do Ministério da Agricultura – Mapa; Cergio Tecchio, do Sindicato e Organização das Cooperativas – Oceb; Marcelo Ribeiro, da Companhia Nacional de Abastecimento – Conab; José Antônio Araújo, da SDR; Bárbara Pociuncula, do Sindileite; e Fernando Cabral, da SDR. Do Sistema Faeb também estiveram presentes o vice-presidente de Desenvolvimento Agropecuário da Federação, Rui Dias; o assessor jurídico, Carlos Bahia; o gerente de Programas do Senar Bahia, Carlos Rio; e o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Iguaí, José Domingos e o coordenador de Programas do Senar Bahia, José Márcio Carôso.

Fonte: Ascom Sistema FAEB

Oferecimento:

 

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856