10 mar de 2021
Bahia – Agropecuária – Projeto FIP Paisagens Rurais atende municípios na Região Oeste da Bahia

Com oito municípios atendidos no projeto FIP Paisagens Rurais na região Oeste, o Senar continua com as ações de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), visando atender na Bahia 700 produtores de pecuária de corte e leite nos municípios de Brejolândia, Serra Dourada, Tabocas do Brejo Velho, Sítio do Mato, Baianópolis, Muquém do São Francisco, Wanderley e Cristópolis.

Fazenda Morena Roça, produtor Jairo Edeir da Costa, Povoado Itabaiana,Bovinocultura de Leite (implantação de 2HA da Forrageira Capiaçu).Técnico: Josué Silva.

As propriedades participantes são contempladas com diversas ações do projeto, entre elas, o controle gerencial através do registro das informações no caderno do produtor; a recuperação de pastagens degradadas e implementação de áreas de reservas estratégicas para fornecimento aos animais no período seco entre outras ações positivas e que já podem ser notadas nas propriedades em curto prazo de tempo.

Sitio São José, Comunidade Três Morros, Muquêm do São Francisco, produtor José Hosanah, Bovinocultura de leite. O produtor foi orientado na pesagem do gado com a fita de pesagem. Técnica: Leylla Neves

O coordenador de Programas do Senar Bahia, Luciano Wanderley, destacou a importância do projeto e as ações que estão sendo desenvolvidas por região. “O Fip Paisagens Rurais está oferecendo aos produtores da região, Assistência Técnica e Gerencial através do Senar Bahia, para melhorar a produção e a produtividade das propriedades, resultando no aumento de renda do produtor através das orientações técnicas. Há também o componente ambiental, onde estamos desenvolvendo ações para preservação da paisagem, com foco na recuperação de pastagens degradadas, visando no futuro, adequar as propriedades à legislação ambiental e recuperar eventuais passivos na propriedade”, declarou.

Fazenda Alto Morro, proprietária Dayene Ferreira de Matos, Bovinocultura de Leite, Pesagem de Leite. Técnica: Elisiane Sateles

Para Elisiane Sateles, técnica de campo prestadora de serviços do Senar Bahia, o projeto é inovador e contribui bastante com a parte ambiental em cada propriedade assistida. “Nosso trabalho está focado em várias atividades, não somente na questão produtiva, como também no gerenciamento da propriedade, com a assistência técnica, para fazer com que o produtor olhe a  sua fazenda como uma empresa para gerir melhor os seus negócios. Outro aspecto fundamental em nossa atuação, é mostrar ao produtor que ele deve ter um olhar mais cuidadoso na parte ambiental, para que ele entenda a importância de uma área de preservação permanente. Ao longo do caminho estamos vendo sempre essas mudanças positivas em cada propriedade assistida”, destacou.

Fazenda Trópico, proprietário Doronilton Santos Dias, plantio adensado de palma forrageira, Técnico: Josué Nogueira – foto ANTES do Fip Paisagem, em 11/09/20.

Fazenda Trópico, proprietário Doronilton Santos Dias, plantio adensado de palma forrageira, Técnico: Josué Nogueira – foto DEPOIS do Fip Paisagem, em 10/02/21.

O projeto compõe o Plano de Investimentos do Brasil, com financiamento pelo Banco Mundial junto à GIZ (Agência de Cooperação Alemã). O arranjo institucional do projeto é formado pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).

ASSISTA O VIDEO com o depoimento do Proutor, Sebastião Souza, localidade de Mamonal, Brejolândia, técnico: Marcellus Maccedo:

 Fonte: Senar Bahia, projeto FIP Paisagens

Oferecimento:

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856