03 dez de 2015
Bahia – Estudantes da rede estadual criam “cadeira anti-esquecimento” para crianças

‘Cadeirinha anti-esquecimento’ e ‘Smartcam – Dispositivo de Segurança para Ultrapassagem’ integram a lista de 180 projetos, que expressam a criatividade de jovens estudantes de várias regiões do estado, quando se fala em ideias inovadoras. A cadeirinha foi inventada por dois alunos do Colégio Estadual de Salobrinho, em Ilhéus, no sul da Bahia. O ‘Smartcam’ veio de Valente, município situado na região nordeste do estado.

Abertura do 4º Encontro estudantil da rede estadual de ensino. Foto: Camila Souza/GOVBA

Abertura do 4º Encontro estudantil da rede estadual de ensino.
Foto: Camila Souza/GOVBA

Os trabalhos produzidos pelos alunos são apresentados na 5ª Feira de Ciências da Bahia (Feciba), um dos eventos do 4º Encontro Estudantil da Rede Estadual: Ciência, Arte, Esporte e Cultura, que acontece na Arena Fonte Nova, em Salvador, até esta sexta-feira (4). A iniciativa é da Secretaria de Educação do Estado. A maior parte dos inventos é voltada para a prevenção de acidentes.

Ao todo, 360 alunos estão envolvidos na produção dos projetos expostos na Feira. Visando solucionar um dos problemas que vem ocorrendo com frequência ultimamente – o esquecimento de crianças em veículos -, os alunos do Colégio Estadual de Salobrinho, Fagner dos Santos e Arthur Dias, criaram a cadeirinha que dispõe de um sistema de alarme.

Cadeirinha anti-esquecimento

Acionada a um aplicativo de celular, a cadeirinha foi pensada para ajudar a diminuir este tipo de ocorrência e, consequentemente, evitar morte de crianças deixadas em carros inteiramente fechados. Quando a pessoa sai do carro e fecha a porta, esquecendo a criança na cadeirinha, o alarme é acionado em poucos minutos como sinal de alerta.

“Esse projeto é útil para todas as classes sociais. Tem medidor de pressão, temperatura, e o sensor de presença vai avaliar se tem [ficou] uma criança ou não [no veículo]”, explica um dos criadores do equipamento, Fagner dos Santos, 16 anos. O colega Arthur Dias também assina o projeto. Durante nove meses, ele e Arthur se dedicaram à produção do equipamento com a ajuda e acompanhamento de professores.

Fotos: Camila Souza/GOVBA

……………………………………………………………………………………….

Secom  – Secretaria de Comunicação Social – Governo da Bahia

 

Nosso Parceiro: www.ioeste.com.br - Craques do Futuro1

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856