10 mar de 2020
Bahia – Formação Agrícola – Oitenta e nove jovens foram certificados pelo SENAR no curso Aprendizagem em Fruticultura, no município de Casa Nova

O programa de Aprendizagem Profissional, de acordo com a Lei de Aprendizagem, é voltado para a preparação e inserção de jovens no mundo do trabalho, estimulando o primeiro emprego e a formação profissional. Empresas domiciliadas no município, em cumprimento a Lei 10.097/00, selecionam, contratam e pagam remuneração aos jovens de 18 a 23 anos. Já o Senar tem a responsabilidade pela capacitação destes jovens para desenvolver habilidades que atendam as demandas do universo corporativo rural.

A etapa teórica tem duração de 480 horas com utilização de material didático exclusivo e acompanhamento pedagógico do Senar. Já a prática acontece nas empresas contratantes, com duração, também, de 480 horas, que permite a vivência do jovem no cotidiano do mundo do trabalho.

Em Casa Nova, a primeira turma aconteceu no ano de 2011 e até a presenta data já são 28 turmas formadas, 784 jovens certificados em atendimento a 79 empresas/produtores rurais requerentes.

Na ocasião da certificação a diretora do Centro de Excelência de Fruticultura de Juazeiro, Thyara Ribeiro, enfatizou que “o programa Jovem Aprendiz é a primeira oportunidade de trabalho de muitos jovens no início da vida profissional, e constitui um divisor de águas para o desenvolvimento. Pensando nisso, o Senar Bahia através de empresas rurais possibilita o preparo desses jovens para o mercado de trabalho, por meio de metodologias diversificadas que associam conhecimentos práticos e teóricos, potencializando assim a oferta de mão de obra qualificada para o setor agropecuário”.

Já Sílvio Miguel, presidente do Sindicato Rural de Casa Nova, destacou a importância as ações do Sistema Faeb/Senar na região que vem alavancando o desenvolvimento socioeconômico do município com o programa de Aprendizagem Profissional Rural, possibilitando que os jovens tenham mais oportunidades e ingressem no mercado de trabalho.

Também estiveram presentes a Secretária de Educação do Município, Rosicler Lustoza; o gerente regional do Sebrae, Carlos Cointeiro; representantes das empresas Expofrut Brasil Importadora e Exportadora; Agropecuária Labrunier; Agrobrás; Best Fruit; Gold Fruit; Grand Valle; Sweet Fruit; Sílvio Caliane (Fazendas São José, Paraíso, Casa Nova e Rancharia), dentre outros.

A representante da empresa Expofrut Brasil Importadora e Exportadora, Maiara Lima, anunciou a efetivação de seis dos seus 15 aprendizes. O jovem Danilo Silva, um dos aprendizes efetivados pela empresa, agradeceu ao Senar Bahia pela oportunidade do primeiro emprego aos jovens de Casa Nova: O Programa Jovem Aprendiz foi de suma importância para a nossa qualificação, pois fez com que no decorrer do treinamento cada um de nós pudéssemos desenvolver nossas habilidades pessoais e profissionais. Todos os conteúdos aplicados na sala de aula durante as aulas teóricas foram fundamentais para a nossa desenvoltura nas práticas nas empresas concretizando o nosso o primeiro emprego. O Senar nos comprovou o seu lema de nos ensinando a fazer, fazendo”.

Outras empresas também sinalizaram efetivações. Sendo possível, ainda, que esses jovens ingressem no mercado de trabalho através de outros contratantes alheios ao programa ou nas mesmas empresas de origem, tempos mais à frente. Para 2020, duas novas turmas já deram início as suas atividades teóricas, contemplando 53 jovens e atendendo a demanda de 19 requerentes.

Fonte: Ascom Sistema FAEB

Oferecimento:

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856