01 abr de 2019
Bahia – Fruticultura – Higienização de caixas de banana é tema de reunião com setor produtivo

Na última semana, técnicos da Agência de Defesa Agropecuária (ADAB) estiveram reunidos com o setor produtivo da bananicultura. Na pauta, a importância da higienização de caixas plásticas que transportam bananas. Além dos técnicos da agência, também participaram do encontro representantes do setor produtivo e donos de higienizadoras. A principal questão são as ações dos Projetos de Prevenção e Controle da Sigatoka Negra e Moko da Bananeira.

 

A reunião contou com as presenças do diretor-geral da ADAB, Bruno Almeida, e da diretora de defesa vegetal, Rosângela Knupp. Segundo a fiscal e coordenadora dos projetos, Danúzia Maria, “as ações de educação sanitária serão intensificadas com treinamentos e informações aos produtores, transportadores e todos os envolvidos na cadeia produtiva da banana. A Bahia é o segundo produtor nacional, uma cultura que emprega muitas pessoas e serve de renda para os agricultores familiares. Além disso, é um setor que vem aumentando tanto em área como em produtividade”, pontuou.

 

Integrante da mesa de reunião o produtor, Romero Francisco, salientou que a ADAB sempre foi parceira do setor e que, além de fiscalizar, sempre informou sobre técnicas de prevenção e controle de pragas, principalmente para evitar a disseminação.

 

Durante a reunião foi discutida a importância da higienização das caixas plásticas utilizadas no transporte de frutos de banana, que podem disseminar tanto os esporos da Sigatoka negra, como outras pragas, a exemplo do ácaro vermelho das palmeiras. Além do que, a higienização das caixas plásticas é um item fundamental no Sistema de Mitigação de Risco para Sigatoka negra, o que permite comercializar dos frutos para o comércio externo. Sem essa higienização, os produtores só podem vender seus frutos no Estado da Bahia.

Fonte: ASCOM – ADAB

 

Oferecimento:

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856