02 abr de 2019
Bahia – Notícias do Governo – Agricultura Familiar ganhou papel estratégico na Bahia

Oferta de assistência técnica e extensão rural, acesso a terra e água para produção, inovação tecnológica e criação de agroindústrias são ações que fortalecem a agricultura familiar

Modelo Bahia de Gestão redesenhou o meio rural e fez nascer um novo campo. Hoje a agricultura familiar se consolida como área estratégica no desenvolvimento, com mais de R$1,2 bilhão aplicados em investimento e custeio. Estado brasileiro que abriga o maior número de estabelecimentos rurais, com mais de 762 mil propriedades, a Bahia vem fortalecendo a atividade por meio do programa Bahia Mais Forte.

Um conjunto de ações reforça a agricultura familiar, responsável por 77% dos alimentos que chegam à mesa dos baianos. Entre essas, a oferta de serviços de assistência técnica e extensão rural (Ater) e a implantação de agroindústrias para processar e agregar valor aos produtos da agricultura familiar. Também ações de comercialização para escoamento da produção e acesso ao mercado, distribuição de mudas frutíferas, palma para a segurança alimentar do rebanho, além de acesso a terra e água para produção.

O agricultor e a agricultora familiar também têm sido alvo de iniciativas voltadas para conviver melhor com o Semiárido, além da inovação tecnológica que chega ao campo com a entrega de máquinas e equipamentos agrícolas, que possibilitam a diminuição do esforço manual e aumentam a produtividade. Também integram a estratégia ações voltadas à inclusão de jovens, mulheres, povos e comunidades tradicionais. Importante destacar que, entre as propriedades rurais baianas, 25,58% são lideradas por mulheres, o que aponta o avanço do empoderamento feminino no meio rural, superando a média nacional que é de 18,6%.

De acordo com dados do Censo Agropecuário 2017, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), a Bahia alcançou um crescimento expressivo nas cadeias produtivas da fruticultura e caprinocultura, além de se tornar o estado que mais produz palma forrageira do país. O alimento contribui para a segurança alimentar do rebanho, dinamizando a pecuária em propriedades de agricultores familiares.

 

Fonte: Gnews

 

Oferecimento:

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856