01 fev de 2017
Barreiras – Abertos oficialmente os festejos de Iemanjá e Oxum, em Barreiras
A abertura da tradicional homenagem às rainhas das águas, Iemanjá e Oxum, foi ontem, 31, na Câmara de Vereadores de Barreiras. A programação dos festejos está sendo realizada pela Associação Barreirense de Umbanda e Candomblé- ABUC, que estende a agenda cultural até quinta-feira, 02 de fevereiro, data oficial da festa.
Durante a solenidade, a vice-prefeita Karlúcia Macedo destacou a importância da preservação ambiental e o fortalecimento da cultura africana. “A festa de Iemanjá e Oxum já está incorporada ao calendário cultural de Barreiras. São 40 anos de festejos, mas esse ano quero destacar o forte apelo pela preservação ambiental, em prol do nosso querido Rio Grande. É fundamental que os devotos entendam que é possível levar oferendas biodegradáveis, que não poluam as águas do rio”, enfatizou.
A partir das 19h de hoje, 01, a palestra sobre intolerância religiosa “Não chute, por que é minha a macumba” será realizada na Ufob, com a presença de representantes de terreiros de umbanda e candomblé, mas o convite é aberto ao público acadêmico e externo.
E amanhã, 02, a partir das 15 horas começa a concentração para a festa, no cais da cidade. Às 18horas o cortejo fluvial com as imagens dos orixás navega pelo Rio Grande para encontrar o cortejo terrestre e juntos sair em pelas ruas até a Praça Landulpho Alves. Às margens do Rio Grande serão entregues oferendas e um ato litúrgico. O evento será finalizado com uma grande roda (xirê), onde pais e mães de santo abençoarão os participantes.
01.02.2017
ASCOM/Barreiras
77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856