12 nov de 2015
Barreiras – Escola Monteiro Lobato participa do projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos do Sebrae

Na praça Castro Alves os estudantes puderam apresentar os resultados para os barreirenses

Guilherme de Oliveira Santos, 11 anos, cursa do sexto ano na Escola Monteiro Lobato em Barreiras, ele foi um dos participantes do Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) que o Sebrae realizou em parceria com a escola.  Durante a realização do projeto 61 alunos do sexto ao nono ano receberam orientações sobre empreendedorismo e fizeram diversas atividades com o objetivo de incentivar o espírito empreendedor de cada um.Exibindo Entrega de certificados.JPG

A culminância do projeto aconteceu na Praça Castro Alves no último final de semana onde os estudantes puderam apresentar os resultados para os barreirenses. O estudante Guilherme juntamente com a turma do sexto ano desenvolveu a Ecopapelaria, que teve a proposta de fazer abajures utilizando o papel reciclável como matéria prima. “Quem passou aqui pode encontrar luminárias que não polui e foram feitos à base da reutilização e da reciclagem de papéis, canos encontrados em construções e o bambu ”, disse.

Exibindo Turma 6º ano.JPG

O Gerente Regional do Sebrae, Emerson Cardoso explica que o objetivo do JEEP é fomentar a cultura e disseminar a educação empreendedora nos jovens. “Estamos satisfeitos com os resultados da iniciativa. Desde o lançamento, a direção da escola, professores, pais e alunos se envolveram na realização do projeto, assim, é perceptível o grau de amadurecimento dos jovens participantes e suas expectativas para um futuro melhor.Exibindo Turma 7º Ano.JPG

O sétimo ano utilizou o vidro como matéria prima, devido ao período que ele demora de se decompor no meio ambiente, decorando diversas garrafas e copos. Já o oitavo ano trabalhou o empreendedorismo social, sem fins lucrativos, os alunos realizaram um espaço para leitura com o nome “contando e ouvindo” com foco nas crianças, decoraram uma geladeira e encheram de livros para ficar na praça Castro Alves desenvolvendo o incentivo à leitura, confeccionaram lixeiras e colocaram na praça conscientizando a população em relação ao excesso de lixo produzido e replantaram um dos canteiros da praça com plantas ornamentais.Exibindo Turma 8º ano.JPG

Virória Cristian, 13 anos, é aluna do oitavo ano e ficou muito feliz com a participação do projeto. “Esse foi um momento muito importante em que pude expressar minhas ideias pensando no próximo”. O pai da estudante, Branco Oliveira, acrescentou que “o empreendedorismo social envolveu a filha, na escola, e todos em casa estimulando todos a ter mais iniciativas e atitudes na vida pessoal”.Exibindo Turma 9º ano.JPG

Já o nono ano desenvolveu um plano de negócio, identificando um problema ambiental, relacionado ao descarte incorreto de óleo de cozinha e montou um projeto que reutilizasse esse material na fabricação de sabão liquido e em barra.

Para Tânia Manfredini, Diretora Pedagógica da Escola Monteiro Lobato “com educação empreendedora, a escola proporciona a construção de saberes e prepara profissionais dentro do contexto econômico e social do país. Essa é mais uma maneira de aprendizado, que possibilitará formar profissionais de sucesso” finaliza.

O JEPP

A educação empreendedora proposta pelo Sebrae para o ensino fundamental incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade. A ideia é a de que a educação deve atuar como transformadora desse sujeito e incentivá-lo à quebra de paradigmas e ao desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores.

A solução educacional do Sebrae para esta etapa da Educação Básica é o curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP, destinado a fomentar a educação e a cultura empreendedora. O curso procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender e o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gerência da própria vida (pessoal, profissional e social).

Essa visão vai ao encontro dos quatro pilares da educação propostos pela Unesco:

Aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos;

Aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente;

Aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas;

Aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes.

Dessa forma, a solução, aliada a um ambiente propício à aprendizagem, favorece o envolvimento dos jovens estudantes no próprio ato de fazer, pensar e aprender. Essas são características fundamentais dos comportamentos empreendedores, nos quais o estudante e o grupo em que está inserido reconhecem que suas contribuições são importantes e valorizadas.

Com a proposta pedagógica do JEPP para cada ano do ensino fundamental, por meio de atividades lúdicas, o ambiente da aprendizagem sensibiliza os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras.

Mais informações podem ser obtidas na sede do Sebrae que fica na Avenida Benedita Silveira, 132, centro, Edifício Portinari ou através do telefone (77) 3611.3013.

 

Fonte: Sebrae Barreiras

 

Nosso Parceiro:promaq

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856