10 jun de 2014
Barreiras – Faculdade Unyahna ocupa Tribuna Popular da Câmara

Nesta quarta-feira (04/06), a Câmara Municipal de Barreiras recebeu na Tribuna Popular durante a sessão, a professora da Unyahna Drª. Júlia Oliveira, e o acadêmico do décimo semestre de direito Gilson Ricardo, que explanaram sobre o projeto Adote uma Praça, desenvolvido pela faculdade.

O colóquio é uma iniciativa dos acadêmicos do décimo semestre do curso de direito da Unyahna, em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente – SEMMA, Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL, Ordem dos Advogados do Brasil Subseção Barreiras – OAB e TV Oeste. O projeto tem por finalidade despertar especialmente empresários, comerciantes, bem como os cidadãos em geral para assumir uma postura de zelo para com os espaços públicos de modo especial as praças, para tanto podendo usufruir dos benefícios da Lei Municipal Nº 896/2010.

Durante 30 minutos, tempo regimental da tribuna, a advogada e professora Júlia Oliveira, bem como o acadêmico Gilson Ricardo, discorreu sobre a proposta do colóquio, que uma vez abraçada pelos empresários irá proporcionar grandes benefícios à população com o zelo e estruturação das praças públicas, bem como proporcionará em contra partida uma publicidade adequada e exclusiva aos adotantes destes espaços.

Após a fala dos ocupantes da tribuna, a vereadora Marileide Carvalho (PSL), usou da palavra e enalteceu a iniciativa do projeto, afirmando ser esta uma atitude que todos devem abraçar e que a mesma estará com o seu mandato a inteira disposição deste projeto.

O vereador Gilson Rodrigues (PROS), lembrou que já há uma vontade na comunidade de estabelecer esse zelo e lembrou o trabalho pioneiro da Dona Divina em cuidar da arborização e jardinagem da praça pública do Bairro Flamengo. O vereador Digão Sá (PP), pontou a importância dos incentivos fiscais trazidos pela legislação municipal como contra partida para motivar tais ações.

Já o vereador Aguinaldo Júnior (PT do B), destacou a importância da vinda a Barreiras da Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI, que deveria realizar audiência em nesta quinta-feira (05/06), no plenário da Câmara Municipal, mas que foi adiada para a próxima quarta-feira (11/06).

O vereador Otoniel Teixeira (PC do B), chamou atenção para a falta de investimento nos pequenos produtores do cinturão verde, bem como da importância da aquisição de seus produtos para a merenda escolar, por exemplo, o comunista ainda questionou a cerca dos investimentos dos recursos da Contribuição de Iluminação Pública – CIP, uma vez que a cidade continua as escuras.

Carlão (PSD), disse esperar que os empresários se sensibilizem com o projeto da adoção das praças, e criticou a construção de calçadas e passeios públicos em frente a empresas pela prefeitura, quando tais ações são de responsabilidade da iniciativa privada, o social democrata cerrou fileira com Otoniel ao reclamar do abandono das estradas na zona rural especialmente no Povoado Tatú e  falta de atenção para com os pequenos produtores.

Na ordem do dia não houve a apreciação de matérias, e ao final, o presidente vereador Tito, parabenizou a direção, corpo docente e acadêmicos da Unyahna pelo projeto, e disse que o Poder Legislativo estará ao lado dos mesmos na realização de tão importante iniciativa.

 

Com informações da Ascom – Câmara Municipal de Barreiras e do site: www.ioeste.com.br

 

 

 

Oferecimento: barreiras cartuchos copa 01 

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856