07 fev de 2015
Barreiras – Melhorias no trânsito de Barreiras reduzem acidentes em 7%

Por G. Flores

 

O ano de 2014 em Barreiras foi de grandes mudanças, principalmente no trânsito. A cidade se tornou um enorme canteiro de obras que foram planejadas para dar mais fluidez ao tráfego de veículos, e deu certo.
Ao longo da BR-242, que corta a cidade, foram instalados novos semáforos e até a criação de novos cruzamos como o da Rua Ruy Barbosa que liga a Av. Benedita Silveira e Rua Anfilófio Lopes. Algumas ruas também sofreram mudanças de sentido como a Barão de Cotegipe, que agora é mão única.
As mudanças trouxeram mais tranquilidade para os motoristas, principalmente nos horários de pico. Boa parte dessa calmaria foi em decorrência da abertura do Anel Viário em 2014, que tirou a maioria dos veículos pesados do centro da cidade. “A ideia é mesmo fazer um anel, até agora já conseguimos meia lua desse circulo, mas em breve quem vem de Brasília e Luís Eduardo, não vai precisar entrar na cidade”, revelou o secretário de serviços públicos e transporte, João Muniz.
De acordo com o secretário, o trabalho segue a pleno vapor para melhorar ainda mais as vias. A recuperação asfáltica continua sendo feita e a construção da rotatória na BR- 242, em frente a Senna Automóveis, já está em fase de conclusão.
Não é só na parte urbana da cidade que essas melhorias são vistas, alguns povoados da zona rural estão tendo as vias de acesso ampliadas, como é o caso da estrada que leva ao Mucambo.
Dados do Serviço Móvel de Urgência (SAMU) comprovam as melhorias no trânsito. Em 2013 foram registradas 637 ocorrências envolvendo acidentes com bicicletas, carros, motos e atropelamentos. Já em 2014, quando a maioria das obras foi feita, o SAMU registrou 594 ocorrências, uma diminuição de 7% em comparação ao ano anterior.

infografico Gabriela Flores Cabral
De acordo com a Polícia Militar da Bahia, a principal causa de acidentes no trânsito continua sendo a imprudência. Se os motoristas e, principalmente, os motociclistas respeitassem mais as leis e não assumissem os veículos alcoolizados, essa redução seria ainda maior.
Quando o assunto é trânsito, a Prefeitura não tem o apoio de verbas estaduais ou federais, tudo é feito com recursos próprios. “Nós temos uma verba limitada, porque ela vem do povo de Barreiras, mas o prefeito Antonio Henrique sempre apóia nossos planejamentos, pois acredita que vai melhorar a cidade”, acrescenta Muniz.
As obras não param por ai, com a conclusão da rotatória da BR-242, será construída uma outra na entrada para a Vila Amorim. Os semáforos da Capitão Manoel Miranda, estão temporariamente sem funcionamento, porque as placas estão sendo restauradas e a fiação trocada.Os planos da Prefeitura são trocar esses aparelhos por novos em breve.

 

 

Com informações do CDL Barreiras e do Ioeste

 

 

Oferecimento:in victo

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856