04 jul de 2015
Barreiras – Preocupação com Rio de Ondas pauta os trabalhos do Legislativo

Na sessão da última terça-feira (30/06), a matéria publicada no portal de notícias Mural do Oeste sobre os problemas ambientais que vem ocorrendo no Rio de Ondas pautou a o debate dos vereadores.

Pronunciando-se no Grande Expediente, o vereador Aguinaldo Júnior (PT do B), chamou de “tragédia” o fato de o Rio de Ondas ter apresentado ultimamente uma coloração verde e um cheiro estranho na água, indicando presença de poluição com agentes contaminantes. “Parabenizo o Mural do Oeste que fez a matéria e chamou a atenção da sociedade barreirense. Todos nós vereadores devemos, em conjunto, acionar o Ministério Público para que as providências sejam tomadas. Não podemos aceitar que o nosso Rio de Ondas sofra esta agressão ambiental,” disse.

Em seguida o vereador Eurico Queiroz (PPS), falou com semelhante preocupação destacando a denúncia feita pelo Site e disse que já entrou em contato com o secretário do Meio Ambiente de Barreiras e que, na próxima semana, a Comissão de Meio Ambiente da Câmara e a secretaria municipal do Meio Ambiente deverão visitar a área atingida e percorrer fazendas nas margens do Rio de Pedras para identificar e autuar os responsáveis. O vereador ainda teceu duras críticas a Embasa, que tem o Rio de Ondas como fonte do serviço que presta a Barreiras e não se preocupa com a preservação do rio.

Aparteando o colega Eurico Queiroz, Núbia Araújo (PP), disse que é testemunha do que vem ocorrendo no Rio de Ondas. “O fato é verdadeiro e muito preocupante. Eu estava na minha chácara e fiquei assustada com a cor da água. Tem algo de muito grave acontecendo com nosso rio” ressaltou.

Em fala de condução dos trabalhos, o presidente Tito afirmou que a Câmara agirá adotando todas as providências cabíveis junto aos órgãos responsáveis, tais como INEMA, IBAMA e SEMATUR, para que o nosso patrimônio ambiental seja preservado e os responsáveis pelos danos uma vez identificados sejam autuados e punidos.

Próximo orador da noite, o vereador Lúcio Carlos (SD), cobrou do prefeito mais respeito     à democracia, alegando que o prefeito ignora os pedidos e indicações dos vereadores de oposição, e ressaltou as necessidades dos moradores da região de Serra Talhada e Mucambo de Cima.

Alcione Rodrigues (PHS), fez referencias ao pronunciamento do Superintendente da Caixa Econômica Federal Sr. Walter Luiz Siqueira, que juntamente com Sr. Silvio José Conceição, Gerente Institucional de Governo da Caixa ocuparam a Tribuna Popular da Câmara na sessão do dia 16/06. Para o vereador, os investimentos na ordem de R$: 14.287.028,37 no oeste, oriundos do Ministério do Turismo sem que nenhuma dessas Operações sejam capitaneada por Barreiras, é a cabal e total demonstração da inoperância da gestão.

Para o presidente da Câmara vereador Tito, o Poder Legislativo deve também se preocupar com as operações de crédito contratadas, mas que não se efetivam para atender a comunidade como por exemplo as 11 creches cujas obras não foram concluídas, dentre tantas outras.

Já Marileide Carvalho (PSL), enalteceu as ações da prefeitura no Loteamento Rio Grande, e solicitou capina em torno do posto de Saúde e do Loteamento São Paulo, para a vereadora a limpeza de terrenos e espaços públicos coopera com a segurança pública, destacou ainda o projeto de arborização da margem do Rio Grande de iniciativa do Grupo de Capoeira Esquiva e propôs Moção de Aplausos ao Grupo de Capoeira do mestre Tal.

Gilson Rodrigues (PROS), voltou a pedir a atenção dos colegas para rechaçar do Plano Municipal de Educação a “ideologia de gênero”.

Em sua fala o vereador Otoniel Teixeira (PC do B), destacou importância cultural do Grupo de Capoeira Esquiva do mestre Tal, e elogiou a iniciativa do projeto de arborização das margens do Rio Grande, o vereador voltou a exigir da prefeitura solução para a ausência de escrituração de imóveis e terrenos em Barreiras.

Vivi Barbosa (PC do B), ocupou a Tribuna para comunicar que atendendo a pedido seu a Vila Amorim e bairros adjacentes estarão recebendo melhorias pela prefeitura.

 

Ascom – Câmara Municipal de Barreiras. 

 

Oferecimento:Banner do Obouticão

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856