19 jun de 2018
Brasil – Agricultura – 12,35 milhões de toneladas de soja foram exportadas pelo Brasil no mês de maio

Embarques de Soja: A Secex divulgou as exportações de soja referente ao mês de maio. O Brasil embarcou 12,35 milhões de toneladas, apresentando um avanço de 20,42% diante do mês anterior. Mato Grosso, por sua vez, proporcionou uma contribuição de 28,15% nas exportações nacionais no mesmo período, ou seja, um volume de 3,48 milhões de toneladas embarcadas, arrecadando uma receita de US$ 1,39 bilhão ao Estado.

 

Quando confrontado ao mês anterior, Mato Grosso apresentou um avanço de 15,39% nos embarques, em virtude tanto da produção recorde nesta safra, quanto dos preços atrativos no mercado.

Para os próximos meses é normal que as exportações comecem a apresentar recuo, no entanto, o impacto pode ser maior devido à resolução que determina a tabela de preços mínimos para o frete rodoviário estar limitando as negociações e o escoamento de grãos nesta primeira quinzena de junho.

Confira os principais destaques do boletim:

• Devido às incertezas geradas pelo novo tabelamento do frete rodoviário, o mercado de soja do Estado continua travado para novos negócios.

 

• Na última semana a cotação de soja na CME para jul/18 exibiu queda de 5,37%. Os conflitos comerciais entre EUA e China, aliados ao bom desenvolvimento da safra norte-americana, pautaram a desvalorização.

• O preço paridade para mar/19 encerrou a semana com regressão de 7,58%. A desvalorização nas cotações da CME e do dólar foi determinante para a baixa.

• A relação estoque/consumo Brasil apresentou elevação de 1,41 p.p. Apesar do aumento na demanda, o acréscimo no estoque foi superior e determinante na relação.

 

REDUÇÃO FORÇADA: Nesta semana o Imea divulgou o volume esmagado de soja em MT, referente ao mês de maio. O total esmagado foi de 812,7 mil toneladas, apresentando uma redução de 10,17%, quando comparado ao mês de abril, e de 3,82% em relação ao mesmo período do ano passado.

 

Mesmo com a relação de margem bruta de esmagamento apresentando um aumento mensal de 13,58%, não foi suficiente para estimular as indústrias para manter o mesmo ritmo ou até mesmo aumentar a produção, visto que a paralisação por parte dos caminhoneiros no último mês impossibilitou a saída dos derivados.

Com isso houve tanto redução no volume esmagado diário, quanto paralisação total por parte de algumas fábricas. Para o próximo mês, como é tradicionalmente observado na série histórica, o volume esmagado pode se manter em redução, visto que até o momento 85,58% da produção de soja no Estado já foi comercializada.

Fonte: IMEA

 

Oferecimento:

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856