27 fev de 2018
Brasil – Agricultura – Abertura prematura de vagens e rendimento de grãos de soja em diferentes épocas de semeadura

O objetivo do trabalho foi avaliar abertura prematura de vagens em cultivares de soja em diferentes épocas de semeadura.

Autores:   Esmael Lopes dos Santos1*; Maiara Rocha Almeida1; Felipe Jordain dos  Santos1; Leonan Felipe Ferreira Maronezzi1; Angélica Calandrelli1

Trabalho disponível nos Anais do Evento e publicado com o consentimento dos autores.

RESUMO

O rendimento da cultura da soja é afetado por vários fatores, e, em termos  econômicos, a época de semeadura e as características genéticas, que se refere à abertura das vagens, podem apresentar perdas significativas. A deiscência das vagens pode ocorrer antes da maturidade fisiológica das sementes, e neste caso chamada de abertura prematura das vagens. Dessa forma, o objetivo do trabalho foi avaliar abertura prematura de vagens em cultivares de soja em diferentes épocas de semeadura.

 

O trabalho foi desenvolvido na área experimental do Curso de Agronomia da UNIFIL – Campus Palhano, Londrina, PR, na safra 2015/16 com delineamento em blocos casualizados, com 5 cultivares, 4 repetições e cinco épocas de semeadura (21/10, 06/11, 21/11, 04/12, 17/12). As avaliações realizadas foram: massa de mil grãos, vagens abertas (R6), rendimento de grãos (kg ha-1).

Foi calculado o índice de redução (IR), das variáveis avaliadas. Os dados foram submetidos à análise de variância (Teste F, p<0,05). A época de semeadura resulta em respostas diferentes entre as cultivares, com respostas negativas na massa de mil grãos e rendimento nas semeaduras tardias. A melhor época de semeadura para a cultura na região de Londrina buscando altos rendimentos, foi entre 20 de outubro e 21 de novembro.

 

Quanto ao IR do rendimento, as cultivares DM 6563 e BMX Potencia, apresentaram sensíveis a época de semeadura com altos rendimentos. A cultivar MSOY 6410 apresentou tolerância às épocas de semeadura com baixo rendimento, enquanto as cultivares NA 5959 e a DM 6468, apresentaram-se tolerantes as épocas de semeadura com altos rendimentos. A maior porcentagem de abertura prematura das vagens foi na primeira época de semeadura (21/10/15), seguido pela segunda época (06/11/15).

 

As duas últimas épocas de semeadura (04 e 17/12/15) foram as que apresentaram as menores médias. No IR da porcentagem de abertura de vagens as cultivares DM 6563 e BMX Potencia apresentaram sensibilidade a época de semeadura com alto IR, porém, apresentaram baixas porcentagens de abertura prematura das vagens. As cultivares NA 5959 e MSOY 6410 apresentaram-se sensíveis às épocas de semeadura e com alta porcentagem de abertura de vagens.

 

Somente a cultivar DM 6468, apresentou-se com baixo IR e com altas porcentagens de abertura de vagens. Houve correlação entre abertura prematura de vagens com época de semeadura, influenciada pela distribuição da precipitação, que foi menor na formação das vagens e maior no enchimento, favorecendo a abertura das vagens no estádio R6.

Palavras-chave: deiscência, Glycine max, estresse hídrico.

Informações do autores:

1UNIFIL – Curso de Agronomia, Campus Palhano – Londrina-Pr.

Disponível em: Anais do  IX Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas , Foz do Iguaçu – PR, Brasil.

 

Fonte: Mais Soja

 

Oferecimento:

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856