21 ago de 2017
Brasil – Agricultura – Agricultura avança na adoção de práticas sustentáveis

“Goiás produz hoje 20 milhões de toneladas de alimentos. Total suficiente para sustentar 88 milhões de pessoas nos próximos 13 anos”. A declaração é do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e do Conselho Administrativo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás), José Mário Schreiner, que ressaltou a importância da agricultura em levar alimentos para a mesa da população. Ele participou da abertura do Fórum Brasileiro de Agricultura Sustentável nesta sexta-feira, 18, na sede da Faeg, e destacou ainda que a agricultura tem cumprido seu papel de produzir mais sem aumentar a área plantada, atuando de forma sustentável.

O Fórum ocorre até o dia 19 de agosto, no auditório da Federação, e reúne produtores rurais, técnicos e sociedade para a troca de experiências e informações sobre os tipos de manejo de lavouras. Segundo Schreiner, a agropecuária tem avançado na adoção de práticas sustentáveis, mas é necessário trabalhar cada vez mais socialmente e ambientalmente, de forma correta e com rentabilidade.

 

Promovido pelo Grupo Agricultura Sustentável, o evento é realizado por O organizador do evento, Rogério Vian, diz que Goiânia centraliza uma logística muito boa para abordar a sustentabilidade produtores que têm desenvolvido e utilizado práticas mais sustentáveis de produção, como uso intensivo de produtos biológicos e formas alternativas de manejo do solo. De acordo com o organizador do evento, Rogério Vian, Goiânia centraliza uma logística muito boa para abordar a sustentabilidade. “Queremos alinhar discussões que impulsionem nossa agricultura, de forma correta, e incentive um mercado diferente, para que nossos produtores se mantenham na atividade. Muito mais que se adequar a esta agricultura sustentável, o produtor precisa estudar, para produzir mais e com rentabilidade”, pontua.

 

embrapa
Chefe geral da Embrapa Arroz e Feijão, Alcido Wander, diz que fórum é um passo importante na agricultura do país

Segundo o chefe geral da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Arroz e Feijão, Alcido Elenor Wander, o fórum é um passo muito importante dentro da agricultura do país. “Juntos vamos conseguir um belo trabalho, uma transformação para a economia brasileira”, comenta. Ele destaca também a importância em apoiar uma iniciativa que se baseia no tripé, que é produzir de forma econômica, sustentável e ambiental. “A proposta é trabalhar com uma abordagem de agricultura mais sistêmica, gerenciada na escala correta, de forma a minimizar os impactos ambientais das atividades agrícolas”, pontua.

Presidente da Aprosoja Goiás e vice-presidente da Faeg, Bartolomeu Braz, afirma que evento tem o objetivo de buscar a sustentabilidade do setor
Presidente da Aprosoja Goiás e vice-presidente da Faeg, Bartolomeu Braz, afirma que evento tem o objetivo de buscar a sustentabilidade do setor

O presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Goiás (Aprosoja Goiás) e também vice-presidente da Faeg, Bartolomeu Braz Pereira, diz que o evento tem o objetivo de buscar a sustentabilidade do setor. “Queremos difundir as informações e experiências que os produtores têm feito em suas propriedades, por meio de pesquisas. A ideia é trazer um novo conceito de agricultura, mais biológica, em que o uso de fertilizantes e químicos praticamente desaparece, para que se tenha produtos mais rentáveis ao produtor, com uma duração maior”, exemplifica.

O analista técnico do Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag) e da Faeg, Cristiano Palavro, explica que o evento surgiu a partir da iniciativa de agricultores que têm realizado práticas mais sustentáveis no campo, como uso de produtos biológicos e métodos alternativos de fertilização do solo. “O fórum veio justamente para impulsionar a troca de experiência destas práticas mais modernas”, sinaliza.

cristiano palavro
Analista técnico do Ifag e da Faeg, Cristiano Palavro, explica que evento surgiu a partir da iniciativa de agricultores que adotam práticas mais sustentáveis no campo

Com este foco, o evento irá abordar durante os dois dias a temática destes produtos, se há um nicho de mercado, discutir a regulamentação do setor, registros dos produtos junto ao Ministério da Agricultura, microbiologia ligada ao controle de pragas e doenças, soja convencional, entre outros. “Este encontro gira em torno de práticas mais sustentáveis, como a redução de uso de químicos, e também a abertura de novos mercados, que busquem produtos mais atualizados”, conclui.

 

 

 

 

 

 

Texto: Juliana Barros
Fotos: Larissa Melo  

Fonte: Portal do Sistema FAEG

 

 

Oferecimento:

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856