09 jul de 2017
Brasil – Agricultura – Altura e massa de plantas de soja em função de culturas antecessora

Objetivou-se avaliar a altura e massa de plantas de soja em função da semeadura sobre diferentes palhadas, na safra 2015/16.

Autores: Gustavo C. Guimarães1, Osvaldo M. Ferreira1, Thiago C. dos Santos1, Darly G. de Sena Junior1, Simério C. S. Cruz1, Marcelo M. Costa1

endpd
Trabalho disponível nos Anais do Evento e publicado com o consentimento dos autores.

Com o advento do plantio direto no Brasil as palhadas das culturas antecessoras se tornaram um componente essencial para o manejo desse sistema, a fim de promover condições favoráveis à cultura sucessora. Neste contexto, objetivou-se avaliar a altura e massa de plantas de soja em função da semeadura sobre diferentes palhadas, na safra 2015/16.

 

O experimento foi realizado com a cultivar de soja Brasmax Ponta IPRO (Glycine max), cultivada em um Latossolo Vermelho Distroférrico, textura argilosa. O delineamento experimental foi em blocos casualizados com seis tratamentos (crotalária; milheto; sorgo; milho; milho+braquiária; braquiária) e seis repetições. As parcelas foram constituídas de dez linhas com espaçamento de 0,45 m e 10 m de comprimento.

Foram feitas cinco avaliações, em intervalos semanais. Foi feita a medição de dez plantas, do nível do solo até a inserção do último trifólio nas linhas centrais de cada parcela. Para a avaliação da altura foram coletadas nove plantas cortadas rente ao solo em três linhas diferentes. As plantas coletadas foram secas em estufa a 60º C até peso constante. A média da altura de plantas e a massa seca de plantas foram analisadas por meio do teste Tukey a 5%.

 

Em termos de altura de plantas verificou-se efeito significativo das palhadas de braquiária, milho+braquiária e sorgo nas duas primeiras medições separadas por uma semana, posteriormente se igualaram com os demais tratamentos.

Já para a massa seca não houve diferença siginificativa na primeira avaliação, mas na segunda houve diferença, em que as plantas cultivadas sobre milho+braquiária apresentaram menor massa, mas nas outras três medições os tratamentos se igualaram estatisticamente.

 

Com esses dados foi possível observar que devido à palhada mais espessa das parcelas de braquiária, milho+braquiária e sorgo, as plantas de soja estiolaram mais, buscando uma maior luminosidade.

Palavras-chave: palhada, plantio direto, Glycine max.

Órgão Financiador: CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Informações dos autores:

1UFG/REJ-Jataí, GO.

Disponível em: Anais 15º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha, Palha, Ambiente e Renda. Santo Antônio de Goiás, GO. 2016.

 

Mais Soja

 

 

 

Oferecimento:

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856