04 jun de 2017
Brasil – Agricultura – Aprenda como fazer um repelente caseiro para sua horta

Com receita simples, combata corretamente os principais insetos e tenha uma plantação em casa

POR JOÃO MATHIAS

Mesmo sem prática, preparei a terra com esterco e calcário para plantar em minha casa uma horta com couve, almeirão, mostarda, coentro, cebolinha, salsa e hortelã. Porém, as folhas da mostarda têm sinais de danos causados por algum bichinho e as da couve estão amarelando, embora recebam regas duas vezes ao dia. O que devo fazer, pois pretendo começar a cultivar alface?
Marília Nascimento Pereira
Volta Redonda (RJ)

 horta orgânica (Foto: Manoel Marques/Arquivo Globo Rural)

É necessário que haja diariamente um acompanhamento da horta para evitar que sejam causados nela danos por insetos. Se for verificada a presença de ovos de borboletas na face inferior da folha das hortaliças, deve-se esmagá-los para interromper o ciclo de vida delas, impedindo que nasçam as lagartas. No caso de haver algum besouro que esteja comendo as folhas, também pode-se optar pela utilização de uma calda repelente à base de pimenta e fumo. Junte 50 gramas de fumo, 50 gramas de pimenta picante e 1 litro de álcool. Deixe a mistura descansar por sete dias. Em seguida, adicione ao preparo 250 gramas de sabão neutro ou detergente em 10 litros de água. Após coar o material, pulverize sobre as plantas a solução que serve para o controle de lagartas, cochonilhas e vaquinhas. O amarelecimento da couve, no entanto, é possível que seja oriundo do ataque de alguma doença. Recomenda-se sempre preferir cultivar plantas de origem conhecida, de viveiros idôneos ou sementes de marcas comerciais já consolidadas no mercado.

 

CONSULTORA: CAROLINE PINHEIRO REYES, analista da área de entomologia da Embrapa Hortaliças, Rodovia Brasília/Anápolis, BR 060, Km 09, Caixa Postal 218, CEP 70359-970, Brasília (DF), tel. (61) 3385-9110, cnph.sac@embrapa.br

 

Oferecimento:

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856