29 jul de 2020
Brasil – Agricultura – Atualizada em: 29 de Julho de 2020 Produto Praça Un. Valor Abacate Mercado do Produtor Juazeiro Kg R$ 3,00 Abacaxi Ceasa Jaguaquara cento R$ 260,00 Abacaxi Ceasa Salvador cento sem cotação Abacaxi Mercado do Produtor Juazeiro cento R$ 270,00 Algodão – Pluma Barreiras arroba R$ 93,47 Algodão Caroço – Consumo Animal Barreiras ton R$ 695,00 Ameixa Fresca Nacional Mercado do Produtor Juazeiro Cx 6 R$ 70,00 Arroz – Com Casca Barreiras sc 60 kg R$ 62,00 Banana – Prata Mercado do Produtor Juazeiro Cento R$ 13,00 Banana – Prata 1ª Bom Jesus da Lapa kg R$ 1,10 Banana – Prata 1ª Ceasa Salvador kg R$ 2,00 Banana – Prata 2ª Bom Jesus da Lapa Kg R$ 0,66 Banana da Terra Mercado do Produtor Juazeiro Cento R$ 100,00 Banana da Terra Presidente Tancredo Neves Kg R$ 2,30 Banana da Terra 1ª Ceasa Salvador kg R$ 3,50 Batata Comum esp Ceasa Jaguaquara sc 50 kg R$ 85,00 Batata Inglesa Mercado do Produtor Juazeiro Sc 50 Kg R$ 100,00 Batatinha lisa esp Ceasa Salvador sc 50 kg R$ 100,00 Beterraba Ceasa Jaguaquara sc 20 kg R$ 30,00 Beterraba Ceasa Salvador sc 20 kg R$ 30,00 Boi Gordo Barreiras arroba a prazo R$ 220,00 Boi Gordo Feira de Santana arroba a prazo R$ 235,00 Boi Gordo Iguaí arroba à vista R$ 220,00 Boi Gordo Itamaraju arroba a prazo R$ 225,00 Boi Gordo Itapetinga arroba a prazo R$ 225,00 Boi Gordo Miguel Calmon arroba a prazo R$ 230,00 Boi Gordo Salvador arroba a prazo R$ 230,00 Boi Gordo Sto. Antonio de Jesus arroba sem cotação Cacau Camacan arroba R$ 154,00 Cacau Gandu arroba R$ 147,00 Cacau Ilhéus / Itabuna arroba R$ 152,00 Cacau Ipiaú arroba R$ 151,00 Cacau Itamaraju arroba R$ 153,00 Café Arabica – Despolpado Luís Eduardo Magalhães sc 60 kg R$ 530,00 Café Arabica – Despolpado Vitória da Conquista sc 60 kg R$ 585,00 Café Arabica – Duro Luís Eduardo Magalhães sc 60 kg R$ 490,00 Café Arabica – Duro Vitória da Conquista sc 60 kg R$ 475,00 Café Arabica – Rio Luís Eduardo Magalhães s/c 60 kg R$ 400,00 Café Arabica – Rio Vitória da Conquista s/c 60 kg R$ 370,00 Café Conillon – Tipo 7 Itamaraju sc 60 kg R$ 350,00 Café Conillon – Tipo 7/8 Itamaraju sc 60 kg R$ 345,00 Café Conillon – Tipo 8 Itamaraju sc 60 kg R$ 342,00 Caprino Campo Formoso arroba R$ 210,00 Caprino Conceição do Coité arroba R$ 240,00 Caprino Juazeiro arroba R$ 210,00 Cebola Ceasa Jaguaquara sc 20 kg R$ 63,00 Cebola Ceasa Salvador sc 20 kg R$ 70,00 Cebola Mercado do Produtor Juazeiro sc 20 kg R$ 45,00 Cebola Roxa Ceasa Jaguaquara Sc 20 R$ 110,00 Cebola Roxa Ceasa Salvador Sc 20 R$ 110,00 Cebola Roxa Mercado do Produtor Juazeiro Sc 20 R$ 80,00 Cenoura Mercado do Produtor Juazeiro sc 20 R$ 30,00 Cenoura Especial Ceasa Jaguaquara sc 20 kg R$ 30,00 Cenoura Especial Ceasa Salvador sc 20 kg R$ 30,00 Coco Seco – Medio Ceasa Jaguaquara cento sem cotação Coco Seco – Medio Ceasa Salvador cento R$ 220,00 Coco Verde Ceasa Jaguaquara cento sem cotação Coco Verde Ceasa Salvador cento R$ 90,00 Coco Verde Mercado do Produtor Juazeiro Cento R$ 70,00 Farinha Mercado do Produtor Juazeiro sc 50 kg R$ 120,00 Feijão – Carioca Barreiras sc 60 kg R$ 220,00 Feijão de Arranca Mercado do Produtor Juazeiro Fd 30 R$ 155,00 Frango Feira de Santana Kg R$ 4,50 Goiaba Mercado do Produtor Juazeiro cx 20 R$ 45,00 Laranja Ceasa Jaguaquara cento R$ 23,00 Laranja Mercado do Produtor Juazeiro Cento R$ 22,00 Laranja – Mista Rio Real Ton 330,00 Laranja – Tipo 1 Rio Real Ton R$ 500,00 Laranja – Tipo 2 Rio Real Ton R$ 400,00 Laranja Pêra Grande Ceasa Jaguaquara cento R$ 32,00 Laranja Pêra Grande Ceasa Salvador cento R$ 35,00 Leite Feira de Santana litro R$ 1,24 Leite Guanambi litro R$ 1,45 Leite Iguaí litro R$ 1,40 Leite Ipiaú litro R$ 1,55 Leite Itamaraju litro R$ 1,40 Leite Itapetinga litro R$ 1,25 Leite Itororó litro R$ 1,68 Leite Jacobina litro R$ 1,50 Leite Miguel Calmon litro R$ 1,40 Limão Ceasa Jaguaquara sc 25 kg R$ 40,00 Limão Comum Mercado do Produtor Juazeiro Sc 20 R$ 50,00 Limão Taiti Grande Ceasa Salvador cx. 20 kg R$ 55,00 Mamão – Formosa Ceasa Salvador kg R$ 1,20 Mamão – Formosa Mercado do Produtor Juazeiro Cx 20 R$ 12,00 Mamão – Hawai Ceasa Salvador kg R$ 1,50 Manga – Palmer Mercado do Produtor Juazeiro Cx 26 R$ 50,00 Manga – Tommy Mercado do Produtor Juazeiro Cx 26 R$ 40,00 Manga – Tommy Atkins Ceasa Salvador kg R$ 3,50 Manga Tommy Ceasa Jaguaquara cx 20 kg R$ 70,00 Maracujá Ceasa Jaguaquara sc 14 kg R$ 30,00 Maracujá Mercado do Produtor Juazeiro sc 16 kg R$ 40,00 Melancia Ceasa Jaguaquara Unidade R$ 8,00 Melancia Ceasa Salvador kg R$ 1,40 Melancia Mercado do Produtor Juazeiro kg R$ 0,80 Melão Ceasa Jaguaquara sc 30 kg sem cotação Melão Amarelo Ceasa Salvador kg R$ 2,50 Melão Amarelo Mercado do Produtor Juazeiro kg R$ 1,80 Milho Barreiras sc 60 kg R$ 41,00 Morango Mercado do Produtor Juazeiro Kg R$ 23,00 Ovino Campo Formoso arroba R$ 210,00 Ovino Conceição do Coité arroba R$ 240,00 Ovino Juazeiro arroba R$ 210,00 Ovos Mercado do Produtor Juazeiro Cx 27 R$ 110,50 Pimenta do Reino Itamaraju Kg R$ 10,50 Sisal Campo Formoso Kg R$ 3,45 Sisal Conceição do Coité Kg R$ 3,30 Soja Barreiras sc 60 kg R$ 95,67 Suínos Feira de Santana Kg R$ 7,00 Suínos Salvador Kg R$ 7,70 Tomate Mercado do Produtor Juazeiro cx 26 kg R$ 50,00 Tomate Primeira Ceasa Jaguaquara cx 23 kg R$ 35,00 Tomate Primeira Ceasa Salvador cx 20/22 kg R$ 50,00 Uva Ceasa Jaguaquara cx 15 kg sem cotação Uva – Italia Ceasa Salvador cx 05 kg R$ 31,00 Uva – Italia (1ª) Mercado do Produtor Juazeiro cx 20 kg R$ 85,00 Fontes: JBS / WSA / FRISA NORDESTE / FRIGO CEZAR / FRIBARREIRAS / BARRY CALLEBAUT / JOEL CACAU / COOPAG / AIBA / SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS DE CAMPO FORMOSO, CONCEIÇÃO DO COITÉ, IGUAÍ, FEIRA DE SANTANA, JACOBINA E MIGUEL CALMON / ABA / SINCAR / ASEMG / GIL CAFÉ / COOPMAC / MERCADO DO PRODUTOR – JUAZEIRO / SUDIC – SDE / CEASA JAGUAQUARA / BLEND COFFEE / FRUTAS OESTE / COOPATAN / GESTORES DO PROGRAMA GERALEITE. Cotações sujeitas a alterações ao longo do dia. As cotações são preços médios levantados no início da manhã.

A proposta da campanha é dar visibilidade às mulheres rurais, indígenas e afrodescendentes que vivem e trabalham em um contexto desigualdades estruturais e desafios sociais, econômicos e ambientais

A 5º edição da campanha #Mulheres Rurais, mulheres com direitos será lançada nesta quarta-feira (29), no Palácio do Planalto, às 16h, com as presenças do presidente Jair Bolsonaro, da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, e das ministras Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Damares Alves (Mulher, da Família e dos Direitos Humanos), e do representante da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) no Brasil, Rafael Zavala.

A campanha é uma iniciativa conjunta, de âmbito internacional e intersetorial, promovida pela FAO, com a colaboração de diversas instituições e entidades governamentais, além de organizações da sociedade civil e entidades privadas de toda a América Latina que buscam reconhecer a liderança, as capacidades e as necessidades das mulheres rurais, indígenas e afrodescendentes da região.

A proposta da campanha é dar visibilidade às mulheres rurais, indígenas e afrodescendentes que vivem e trabalham em um contexto desigualdades estruturais e desafios sociais, econômicos e ambientais, agravado pelo impacto da pandemia de Covid-19 na América Latina e Caribe.

Desafios 

Segundo a FAO, atualmente 60 milhões de mulheres vivem em zonais rurais da América Latina e do Caribe e parte delas têm papel central na produção e abastecimento de alimentos. No entanto, muitas delas enfrentam sérias limitações para acessar recursos produtivos, como terra, água, insumos agrícolas, financiamento, seguro e treinamento, além de várias barreiras para colocar seus produtos no mercado.

“Essa campanha é de valorização das mulheres produtoras rurais. É preciso somar forças para que juntos – governo federal, FAO e organizações parceiras – sejamos capazes de transformar esse cenário de desigualdades sociais e econômicas em relação à mulher trabalhadora no campo”, afirmou a ministra Tereza Cristina.

Além disso, grande parte dessas mulheres trabalha informalmente, dispõe de poucas redes de apoio. E, mesmo com a pandemia da Covid -19, não pararam de trabalhar para responder à demanda por alimentos nas cidades e comunidades rurais, assim como a necessidade de alimentar suas próprias famílias.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o número de mulheres dirigindo propriedades rurais no Brasil é pequeno. Dos 5,07 milhões de desses estabelecimentos, quase 1 milhão contam com mulheres rurais à frente, o que representa apenas 19% do total, segundo o Censo Agropecuário de 2017.

A maioria está na região Nordeste (57%), seguida pelo Sudeste (14%), Norte (12%), Sul (11%) e Centro-Oeste, que concentra apenas 6% do universo de mulheres dirigentes. Os dados foram obtidos a partir de um trabalho conjunto entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o IBGE. De acordo com a pesquisa, juntas, elas administram cerca de 30 milhões de hectares, o que corresponde apenas a 8,5% da área total ocupada pelos estabelecimentos rurais no país.

Histórico

No Brasil, a campanha #Mulheres Rurais começou em 2015 como uma iniciativa para dar visibilidade ao trabalho da mulher rural. O lema da primeira campanha foi “Sou trabalhadora rural, não sou ajudante”. A partir de 2016, a campanha se estendeu para a América Latina e o Caribe e incluiu o tema dos direitos relacionados à igualdade de gênero, principalmente o combate à violência.

A edição deste ano quer dar visibilidade também às mulheres como guardiãs e promotoras do desenvolvimento, seguindo o princípio da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Da mesma forma, busca unir esforços e continuar avançando na implementação de políticas públicas e privadas coordenadas e intersetoriais que reconheçam e atuem nos desafios enfrentados pelas mulheres rurais, colocando-as no centro das estratégias de desenvolvimento sustentável.

No Brasil, a organização da campanha está a cargo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que atuará em conjunto com o gabinete da primeira-dama e com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Entre as ações que integram a campanha estão a identificação e difusão de experiências e conhecimentos sobre o poder transformador das mulheres rurais, indígenas e afrodescendentes, e a realização de concurso, seminários e oficinas que levem até as mulheres do campo o conhecimento de direitos e políticas públicas ao seu alcance.

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Fonte: Mapa

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