23 dez de 2016
Brasil – Agricultura – Bom desenvolvimento caracteriza lavouras de soja do RS

Finalizada a implantação da primeira lavoura no RS, a cultura encontra-se na fase de desenvolvimento vegetativo e início de floração.

As lavouras no geral apresentam desenvolvimento muito bom, praticamente sem falhas de plantas, com formação de excelente stand. Está em andamento a aplicação de herbicida pósemergente para controle de invasoras e de sementes de trigo que se perderam na colheita e que germinaram, prática esta realizada antes que a soja feche as linhas. Também em andamento a aplicação de adubação potássica em cobertura.

Em algumas áreas é significativo o ataque de vaquinhas desfolhadoras, sendo que os agricultores estão aplicando inseticida juntamente com o herbicida. Os produtores estão realizando os tratos culturais (controle das invasoras e pragas).

A lavoura foi beneficiada pelas chuvas da semana (mesmo que irregulares) e por temperaturas amenas, prognosticando ótimo potencial produtivo. Na região Costeira do Rio Uruguai, na Fronteira Noroeste, praticamente 50% da área que deverá ser lavoura de soja será implantada em janeiro, após a colheita do milho de primeira safra; a situação é a mesma para as áreas de plantio de uma segunda safra de soja (soja pós-soja) que ocuparão, juntas, uma área expressiva de cerca de 5% da área da região Noroeste e Missões.

Em áreas da região do Alto da Serra do Botucaraí, forte granizo na quarta-feira atingiu lavouras de soja nos municípios de Mormaço, Tio Hugo e Ibirapuitã e em menor proporção em Espumoso. As áreas atingidas tiveram que ser replantadas. Nesta semana os preços ficaram estáveis, diante de um cenário de incertezas e poucas novidades.

O valor médio da saca de 60 kg no RS foi de R$ 70,63, com pequena baixa de 0,58% na semana.

Fonte: EMATER RS, Informativo Conjuntural N.º 1.429, de 22 de dezembro de 2016

Texto originalmente publicado em:
EMATER RS
Autor: EMATER RS
Oferecimento:casa-do-arroz-banner-tv5-1-700x430
77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856