26 ago de 2019
Brasil – Agricultura – Chuva retorna ao Norte do país e deve amenizar a situação das queimadas

Segundo a Somar Meteorologia, as principais áreas preservadas da Amazônia terão dias chuvosos, o que diminui o risco dos incêndios se alastrarem

Pryscilla Paiva, editora de Tempo do Canal Rural

Voltar a chover no Norte neste fim semana. Serão pancadas isoladas e passageiras, mas que devem amenizar ao menos um pouco o quadro severo de queimadas em parte da região. Neste sábado, 24, o acumulado mais expressivo, cerca de 20 milímetros, é esperado no norte do Amazonas e no sul de Roraima.

Segundo a Somar Meteorologia, as principais áreas preservadas da Floresta Amazônica seguem com chuva, portanto, o risco dos incêndios se alastrarem é menor. O meteorologista Celso Oliveira ressalta que essas áreas não concentram o maior número de focos. “Esse cenário é muito similar à estação seca de anos anteriores, inclusive a de 2016, quando o Brasil registrou praticamente o mesmo número de casos de incêndio que no mesmo período deste ano”, diz.

Ainda não chove no Tocantins, sudeste do Pará, sul do Acre e na maior parte de Rondônia, mas as cidades de Acrelândia e Vilhena devem registrar pancadas de chuva. As áreas que seguem com tempo completamente seco ainda tem alto risco de novos incêndios.

O domingo, 25, será de tempo firme no Tocantins e no sudeste do Pará, enquanto as demais áreas têm previsão de chuva, inclusive com trovoadas. Os volumes mais intensos atingem o Amazonas e Rondônia. O destaque é que pode voltar a chover no norte de Rondônia, com acumulado em torno de 15 milímetros. Esse padrão traz reduz o potencial de queimadas.

Acre e Rondônia podem ter uma segunda-feira, dia 26, marcada por tempo instável, com acumulados em torno de 15 milímetros. Essa chuva será mais um alívio ao tempo seco que predominou nos últimos dias, diminuindo o risco de incêndios na região.

A tendência é que a chuva siga espalhada pela maior parte do Norte na próxima semana, mas o tempo seco, com calor muito intenso, persiste no Tocantins e no sudeste do Pará. As chuvas retornam a essas duas áreas de forma gradual apenas em novembro, como é comum na climatologia local.

Fonte: Canal Rural

Oferecimento:

 

 

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856