19 dez de 2016
Brasil – Agricultura – Codevasf doa publicações a instituições acadêmicas e contribui para difusão do conhecimento

Mais de 300 publicações impressas ou digitais foram doadas este ano pela rede de bibliotecas; Instituto Federal do Piauí recebeu a maior parte, 220

A difusão de conhecimento junto a estudantes, docentes, pesquisadores e comunidade em geral contou, em 2016, com a contribuição da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Foram mais de 300 publicações em formato impresso ou digital doadas este ano a instituições acadêmicas pela Biblioteca Geraldo Rocha, localizada na sede da Codevasf em Brasília (DF). A maior parte do material bibliográfico é de autoria ou coautoria da empresa, como manuais técnicos.

Os pedidos são feitos por entidades públicas e privadas de ensino e pesquisa à rede de bibliotecas da Codevasf. A doação mais recente foi feita ao Instituto Federal do Piauí (IFPI), campi de Valença do Piauí e José de Freitas, localizados no norte do estado, que receberam material para compor seu acervo. Foram doadas 220 publicações, além de CDs. A doação foi feita pela Biblioteca Geraldo Rocha com a participação das bibliotecas das Superintendências Regionais da Codevasf em Teresina (PI) e Aracaju (SE).

As publicações entregues ao IFPI são relacionadas ao Meio Ambiente e à Agricultura, direcionadas a cursos ligados a essas áreas e que são oferecidos nos campi de Valença do Piauí e José de Freitas. O material ficará à disposição da comunidade acadêmica para empréstimo e leitura e também para a comunidade externa, que poderá utilizá-lo na biblioteca.

“Essa colaboração é muito importante, por isso desejamos expressar também a esperança de uma cooperação contínua de todos aqueles que possam doar acervo que atenda às necessidades de nossos usuários”, declarou o diretor-geral do IFPI, campus Valença do Piauí, Raimundo Nonato da Cunha Sobrinho.

“Nós centralizamos o recebimento das doações e repassamos o material para o IFPI”, explica a bibliotecária Cleonildes Rocha, responsável pela biblioteca da Codevasf em Teresina. “Sempre que dispomos de obras excedentes, ofertamos livros às bibliotecas de universidades locais para disseminar, também, os conhecimentos produzidos na Codevasf por meio de suas publicações”, enfatiza. Além do IFPI, a Codevasf no Piauí já doou material para outras instituições públicas, como a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), e privadas, como a Faculdade de Tecnologia de Teresina (CET).

livros

Disseminando conhecimento

De acordo com a bibliotecária Nilva Chaves, chefe da Biblioteca Geraldo Rocha, além de instituições públicas e privadas, a Codevasf também recebe pedido de doações de pessoas físicas.

“Os interessados podem entrar em contato conosco por telefone ou por e-mail. Nós encaminhamos a lista de títulos disponíveis para doação. Nosso acervo é composto de materiais de autoria ou coautoria da Codevasf e de terceiros”, afirma Nilva.

Uma forma de visualizar o acervo da empresa é por meio do acesso virtual às bibliotecas da Codevasf localizadas na sede ou nas superintendências regionais. O acesso é feito pelo site da empresa – http://www.codevasf.gov.br/principal/biblioteca. Na página, ao clicar no botão “Acesso ao catálogo”, no lado esquerdo da tela, o interessado pode entrar na base de dados das bibliotecas e fazer sua pesquisa.

Além disso, a Codevasf dispõe de uma lista de publicações para download também em seu websitehttp://www.codevasf.gov.br/principal/publicacoes. São estudos, pesquisas, levantamentos de dados, projetos, manuais e cartilhas. A maioria está disponível em formato PDF. “Algumas publicações apresentadas podem ser adquiridas na Codevasf, desde que haja disponibilidade de exemplares. Os pedidos podem ser feitos por carta, telefone ou e-mail”, explica Nilva.

O telefone para contato é (61) 2028-4812 e o e-mail é biblioteca@codevasf.gov.br. O endereço para correspondência é SGAN – Quadra 601 – Conj. I – Térreo – Ed. Manoel Novaes – CEP 70830-901 – Brasília – DF.

O envio do material é feito por malote para uma das superintendências regionais da Codevasf em Montes Claros(MG), Bom Jesus da Lapa(BA), Aracaju(SE), Petrolina(PE), Juazeiro(BA), Penedo(AL), Teresina(PI) e São Luis (MA) ou nos Escritórios de Representação em Belo Horizonte (MG), Salvador (BA) e Recife (PE). Neste caso, o destinatário deve buscar o material no endereço que indicar.

Acervo da Codevasf

A Biblioteca Geraldo Rocha foi criada em 1975. O local é especializado em assuntos de interesse da Codevasf, como irrigação, drenagem, recursos hídricos, solos, desenvolvimento sustentável e desenvolvimento regional, com ênfase em técnicas de aproveitamento de recursos naturais e estruturação de atividades produtivas para a inclusão econômica e social dos habitantes das regiões dos vales do São Francisco e do Parnaíba.

A rede de bibliotecas da Codevasf – formada pela sede e superintendências regionais – conta com um acervo de aproximadamente 50 mil itens, composto por livros, fotos, slides, teses, dissertações, folhetos, projetos de irrigação, vídeos e CD-ROMs, destinados ao atendimento de usuários internos e externos.

Na Biblioteca Geraldo Rocha podem ser encontrados documentos históricos sobre os vales do São Francisco e do Parnaíba e técnico-gerenciais referentes à atuação da Codevasf e suas antecessoras, além de obras raras, como “Hydrographie du Haut San-Francisco et du Rio das Velhas” (Hidrografia do Rio São Francisco até o Rio das Velhas), do francês Emmanuel Liais, datado de 1865, e “Atlas e relatório concernente à exploração do Rio de S. Francisco desde a cachoeira da Pirapora até ao Oceano Atlântico”, do alemão Henrique Guilherme Fernando Halfeld, de 1860.

Para mais informações acesse: http://www.codevasf.gov.br/principal/biblioteca.

Codevasf

Parceiro do site ioeste:anuncie

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856