31 mar de 2018
Brasil – Agricultura – Colheita de soja atinge 20% dá área total cultivada no RS

A colheita da soja se processou de forma bastante intensa nesta última semana, tendo aumentado 11 pontos percentuais, chegando a 20% do total semeado. As primeiras áreas colhidas vêm apresentando rendimentos dentro das expectativas e variando a cada região analisada. Nas localidades afetadas por falta de chuvas mais abundantes neste final de ciclo, os rendimentos variaram entre 35 e 40 sacas/ha (2,1 a 2,4 mil kg/ha). Entretanto, em municípios onde as precipitações não comprometeram o desenvolvimento da cultura, os rendimentos alcançados têm ficado, em muitos casos, em torno de 60 sacas/ha (3,6 mil kg/ha).

 

A média geral para o Estado segue ao redor dos três mil kg/ha. Neste final de ciclo, há lavouras que apresentam ataque de lagartas; assim, alguns produtores são forçados a entrar mais uma vez na lavoura para controlar os focos. Naquelas em estádios mais avançados, as lagartas estão atacando principalmente, as folhas que restam, não conseguindo danificar vagens, o que pelo menos estanca por ora maiores prejuízos. Outro distúrbio verificado nas áreas mais tardias é a presença, um pouco mais intensa, da ferrugem asiática, o que força os produtores a realizarem mais aplicações de fungicidas do que o esperado, em alguns casos.

 

O preço da saca de 60 quilos de soja também registrou aumento, mas por fatores do mercado externo e não por uma possível falta de oferta. Neste caso a valorização foi de 0,57%, passando para R$ 70,75 na média estadual.

Fonte: Emater/RS

 

Oferecimento:

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856