04 abr de 2017
Brasil – Agricultura – Como diminuir o desperdício de Horti-fruti

Parte do desperdício e manter  as  frutas  e verduras frescas por mas tempo, temos algumas dicas. Para isso será preciso você dedicar alguns minutinhos à sua compra quando chegar em casa. Hoje vamos falar da feira.

Ervas frescas

O melhor a fazer é tirá-las da sacola de compras direto para a pia. Lave, seque bem e envolva as folhas em papel-toalha úmido. Guarde o embrulho em sacos plásticos.

Dica: faça um balão com o saco, para não amassar as folhas e evitar que elas grudem no saco. Isso vale para guardar todas as folhas. Mas não assopre dentro do saco. Pegue as duas pontas e gire. Ele vai encher de ar e ficar com as pontas no jeito para dar um belo nó.

Manjericão e hortelã ficam ainda mais bem armazenados em potes de vidro com fechamento hermético. Nessse caso, lave e dê uma sacudida nas folhas, mantendo-as ainda um pouco úmidas e guarde-as no pote dentro da geladeira.

Frutas

Um pouco de pensamento estratégico ajuda a distribuir as frutas pela semana, garantindo o estoque até a próxima ida ao sacolão ou à feira.

As mais verdes vão do jeito que estiverem para a fruteira, fora da geladeira (não lave, pois assim elas duram mais). As mais maduras podem ser lavadas – e muito, mas muito bem secas – e guardadas na geladeira.

Frutas lavadas estragam mais rápido – mas são mais práticas. É preciso dosar as vantagens. Se você não tem preguiça de lavar fruta na hora de comer, melhor. Se você tem, calcule uma quantidade de frutas e lave-as (frutas à mão, lavadas, são uma estratégia muito eficaz de melhorar o lanchinho da tarde)

Folhas

O raciocínio é bem parecido com o das frutas. Lave apenas o que for consumir nos próximos dois dias. As outras devem ficar guardadas em sacos plásticos cheios de ar. Mora sozinho e não aguenta mais perder pés de alface? Tem uma estratégia que dá um pouquinho mais de trabalho, mas funciona bem. Lave as folhas, seque-as muito bem e guarde em pote de vidro com tampa intercalando uma camada de folhas com uma camada de papel-toalha.

Legumes

Sempre que der, compre rabanete, beterraba e cenoura, por exemplo, com o talo. Eles duram mais (para otimizar o espaço na geladeira, corte o talo deixando 3 dedos – as ramas podem ir pra salada, pra refogados, viram recheio de quiche, de pastel, de omelete… é só usar a imaginação).

Na hora de guardar na geladeira, coloque os legumes em sacos fechados, para evitar que peguem umidade e estraguem mais rapidamente. Se precisar que algum deles dure mais tempo – mas, ó, é só para durar mais tempo mesmo, não precisa fazer isso sempre – pode limpar com pano úmido, envolver em papel-toalha e colocar no saco plástico fechado.

Carnes

Aqui também vale ter um pouco de pensamento estratégico. Olhe bem as compras e planeje. Separe o que vai ser consumido até depois de amanhã (dois dias depois da compra): isso vai para a geladeira. No mais, porcione e congele já na medida certa (por exemplo: são duas pessoas? Congele os bifes em duplas).

 

Frimesa

 

 

Oferecimento:BFS@BannerPortais1000x500Algodão

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856