28 dez de 2015
Brasil – Agricultura – Crédito Rural Caixa é solução para multiplicar a produção

Com as linhas da Caixa, o produtor rural cresce para atender a demanda global por alimentos

Desde que o Brasil foi apontado como a grande solução para suprir a crescente demanda mundial por alimentos, o produtor rural encara mais desafios a cada dia. Afinal de contas, são inúmeros os estudos que mostram o potencial de expansão do agronegócio do país. Para a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), por exemplo, o Brasil será líder mundial na exportação de produtos agrícolas a partir de 2024. Mas, para o produtor rural que levou 30 anos para conquistar o título de maior exportador mundial de açúcar, carne bovina, café, suco de laranja e complexo soja, cumprir a meta de multiplicar a produção para alimentar o mundo, em menos de uma década, demanda investimento pesado em tecnologia no campo. É de olho na construção do celeiro do mundo, que a Caixa oferece parceria com benefícios ao agricultor ou pecuarista, que almeja fazer parte dessa história. Segundo Marcio Recalde, Superintendente Nacional do Agronegócio da Caixa, o crescimento do agronegócio está diretamente relacionado ao uso bem planejado das linhas de crédito. “Para o crescimento esperado, o agronegócio depende de boas soluções de financiamento”, diz Recalde. “Por isso, a Caixa oferece crédito rural por meio de processos mais simplificados e atende de forma abrangente as necessidades dos produtores.”

Multiplicando a lavoura com a Caixa

Com as linhas de financiamento da Caixa, o produtor rural pode custear a produção com mais rapidez e segurança. Uma delas é o Custeio Fácil. Com essa linha de crédito, o agricultor realiza projetos de até R$ 300 mil e tem o contrato analisado na própria agência. O que agiliza a liberação do aporte financeiro. Outro exemplo de crédito liberado com agilidade é o Custeio Antecipado. Essa linha de financiamento permite a liberação do crédito até 270 dias antes do início do plantio. “Assim, o agricultor pode comprar o que precisar antes da hora, buscando melhores condições de mercado”, diz Recalde. “Para acessar esse benefício, basta apresentar orçamento simplificado, plano simples ou projeto técnico.”

O Custeio Fácil e o Custeio Antecipado Caixa podem ser destinados às culturas de algodão, alho, amendoim, arroz,café, cana-de-açúcar, cenoura, eucalipto, feijão, girassol, laranja, maçã, mandioca, milho, soja, sorgo, tomate, trigo e uva. Também, a pecuária leiteira e de corte podem contar com esses benefícios Caixa. Com juros a partir de 8,75% a.a. e prazos de até dois anos para o custeio agrícola e um ano para o custeio pecuário, o produtor ganha fôlego para se desenvolver e acompanhar o crescimento do consumo global por alimentos.

De volta para o passado

Foi também com o uso de tecnologia que o país registrou um acentuado aumento na produtividade agrícola, a partir da década de 1980. Segundo Patrícia Prearo, da avícola Três Irmãos, de Bariri (SP), foi com o uso intensivo de insumos e mecanização financiados pelo crédito, que houve o crescimento de quase 90% na produtividade, por unidade de área. “A pecuária também registrou um considerável aumento na produtividade”, comenta Patrícia. “A partir do melhoramento das pastagens e do manejo em geral foi possível reduzir, por exemplo, a idade de abate de bovinos de corte, de quatro anos para menos de 30 meses.”

Segundo Patrícia, é por isso que ela considera importante discutir o uso correto dos recursos financeiros. “É extremamente necessário investir em pesquisa e tecnologia de precisão, para que os nossos produtos agrícolas continuem competitivos no mercado, que exige cada vez mais qualidade e sustentabilidade.”

Nosso Parceiro: Irriga Banner TV
77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856