11 fev de 2020
Brasil – Agricultura – Dia de Campo da Coopersulca vai abrir oficialmente colheita do arroz em SC

Será nesta terça-feira, em Turvo, no Sul do Estado, a 2ª Abertura Oficial da Colheita de Arroz Irrigado de Santa Catarina. O evento, realizado pela Coopersulca em parceria com a Epagri e outras instituições, ocorre a partir das 7h30min. Às 11h acontece a abertura da colheita, com a presença da presidente da Epagri, Edilene Steinwandter. A abertura oficial integra o 12º Campo Demonstrativo Coopersulca.

O arroz irrigado é a mais importante cultura agrícola de verão do Sul do Estado. Os plantios de verão na região são representados principalmente por grãos e fumo. Os 31 municípios localizados nos entornos de Araranguá, Criciúma e Tubarão são responsáveis por 65% do total de área cultivada com arroz irrigado no Estado.

Segundo o Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola da Epagri (Epagri/Cepa), a previsão para este ano é um aumento médio de 5% na produtividade do arroz irrigado nas regiões de Tubarão, Criciúma e Araranguá. Com esse crescimento, a estimativa é de que os rizicultores locais colham uma média de 156 sacas do cereal por hectare. “Essa é uma produtividade normal, tendo em vista uma pequena queda na safra passada, em decorrência do excesso de calor no período de floração”, explica Gláucia de Almeida Padrão, analista da Epagri/Cepa. Ela acrescenta que, como esses números são estimados, podem ser corrigidos ao longo da colheita, que segue até junho.

A região de Araranguá, Tubarão e Criciúma contam com 2.535 famílias rizicultoras, pouco mais da metade do total de produtores de arroz irrigado do Estado, que chega a 5.030. Os entornos dos três municípios concentram 48, das 66 empresas beneficiadoras de arroz de Santa Catarina. Só a região de Araranguá conta com 30 empreendimentos desta natureza.

Apesar de abertura oficial da safra de arroz estar marcada para hoje a região de Criciúma já colheu 10% do total plantado, enquanto os municípios do entorno de Araranguá colheram 5%. Na região de Tubarão a colheita ainda não começou.

Fonte: Epagri

Oferecimento:

 

 

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856