09 jun de 2017
Brasil – Agricultura – DISTRITO FEDERAL: Sistema instalado em armazém da Conab garante segurança e economia

A Unidade Armazenadora da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em Brasília conta agora com um novo sistema de termometria, que passou por um processo de reforma e modernização neste mês. A estrutura garante maior segurança nas atividades de manutenção dos grãos estocados e ainda diminui os gastos com a energia elétrica utilizada para ativar os motores de aeração dos grãos.

Composta por um conjunto de sensores distribuídos no interior do silo, a termometria faz a medição periódica de temperatura da massa de grãos e permite determinar o momento exato para acionar os motores de aeração. Sem a termometria, os motores eram ligados regularmente, durante 8 horas por dia, para garantir que não houvesse prejuízo aos grãos.

 

“O novo sistema nos permite ligar apenas nos momentos necessários, e inclusive decidir qual a ação adequada em cada caso, seja aeração, expurgo ou transilagem, reduzindo drasticamente o risco de perdas”, explica o superintendente regional da Conab no Distrito Federal, Rafael Bueno.

 

A unidade trabalhava exclusivamente com o milho utilizado no Programa de Vendas em Balcão e com a armazenagem de trigo, ambos com rotatividade grande. A partir de agora, além de garantir a segurança dos grãos já armazenados, poderá fazer estocagem de grãos a longo prazo. Um outro benefício da termometria é que representa um dos requisitos técnicos obrigatórios para a certificação de unidades armazenadoras.

 

Mais economia – A Conab já havia tomado outras medidas para diminuição de custos energéticos na unidade no ano passado, com a instalação de um banco de capacitores. O equipamento é responsável pelo fornecimento da energia reativa, um tipo diferenciado de carga utilizada na instalação elétrica da unidade, que representava um custo adicional junto à concessionária de energia. A ideia é revisar e estender a instalação desses bancos de capacitores em outras unidades da Companhia, até zerar os gastos com energia reativa nos armazéns que utilizam os motores de aeração.

Fonte: Conab

Texto originalmente publicado em:
Conab
Autor: Gerência de Imprensa
Oferecimento:
77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856