17 dez de 2017
Brasil – Agricultura – Efeito de bioestimulantes no vigor e germinação de sementes de soja

O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de bioestimulantes na germinação e vigor de sementes de soja.

Autores: SILVA, J. S.¹; TEIXEIRA, C. E .L.¹; SILVA, W. T.¹; SILVA, A. F.¹; PARRELLA, N. N. L. D.¹

Trabalho disponível nos Anais do Evento e publicado com o consentimento dos autores.

RESUMO: A alta produção agrícola está vinculada com a qualidade das sementes. O emprego de bioestimulantes no tratamento desse insumo é uma das alternativas para melhorar a qualidade das mesmas. Tais substâncias atuam em diversos processos fisiológicos, promovendo melhor vigor e germinação.

O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de bioestimulantes na germinação e vigor de sementes de soja. O experimento foi conduzido no Laboratório de Sementes da UFSJ/CSL. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, em esquema fatorial 3 x 5, sendo 3 cultivares (ANTA 82, TMG 2158 IPRO, TMG 7262 RR) e cinco produtos bioestimulantes (Multibiocomoni, MultiTurbo, Multi Algas, Nox e testemunha) com quatro repetições.

 

As características avaliadas foram germinação (G) e vigor das sementes pela primeira contagem de germinação (PCG). O teste de germinação foi realizado de acordo com a RAS. Observou-se interação significativa entre as cultivares e os produtos tanto para PCG, como para G. Para PCG, todas as cultivares tiveram aumento significativo no vigor com a utilização do Multi Algas.

Em relação a resposta das cultivares em função de cada produto, observou-se que não houve efeito significativo no vigor apenas para o MultiTurbo. Para os demais produtos, o Multibiocomoni elevou o vigor das cultivares ANTA 82 e TMG 2158 IPRO, o Multi Algas da TMG 2158 IPRO e o NOX apenas da cultivar TMG 7262 RR. Em relação a G, os produtos MultiTurbo, Multi Algas e NOX elevaram o vigor independente da cultivar.

 

Para os produtos, não houve efeito significativo na G das cultivares com a utilização de MultiTurbo e Nox, no entanto, para os demais produtos, a elevação da G seguiu o padrão observado no PCG.

Os bioestimulantes tem efeito positivo no vigor e germinação de sementes de soja, sendo a cultivar TMG 2158 IPRO a que apresentou melhor resposta, demonstrando serem uma alternativa viável para o tratamento de sementes.

Palavras-chave: Glycine max, algas, tratamento de sementes.

Informações dos autores:

¹UFSJ, campus Sete Lagoas, Sete Lagoas, Minas Gerais, Brasil.

Disponível em: Anais do  XX Congresso Brasileiro de Sementes, Foz do Iguaçu, PR , Brasil, 2017.

 

Fonte: Mais Soja

 

Oferecimento:

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856