03 abr de 2018
Brasil – Agricultura – Fertilizantes Premum melhoram produtividade no campo
Estudo desenvolvido pela Fundação Chapadão mostra incremento na cultura de soja
A Fundação Chapadão, de Chapadão do Sul – MS, grande apoiadora da pesquisa agropecuária, realizou durante dois anos estudos que comprovaram a eficiência agronômica do fertilizante mineral potássico premium para a cultura de soja. A pesquisa foi publicada recentemente pela Yoorin Fertilizantes, e realizada entre 2015 e 2017, no município de Paraíso das Águas – MS. O uso do fertilizante mineral diferenciado, que é um silicato de potássio, foi comparado com o cloreto de potássio, um dos mais presentes na região. De acordo com o estudo, a lavoura com o silicato de potássio produziu 13,4 sacas a mais do que o comparativo na safra 2015/2016, mesmo diante de um estresse hídrico que durou 24 dias durante o período, e 2,4 sacas a mais na safra 2016/2017.

 

O engenheiro agrônomo e gerente agronômico e comercial da Yoorin Fertilizantes, Yuji Ieiri, destaca que os fertilizantes minerais diferenciados surgem no mercado para otimizar a produtividade e nutrir o solo e a planta de forma mais eficiente. Esses fertilizantes são caracterizados por um processo tecnológico diferenciado de produção, como é o caso do termofosfato, ou na composição equilibrada dos nutrientes, como é o caso do silicato de potássio.

 

Yuji comenta que o estudo mostra o quanto o silício presente na rocha potássica traz grandes benefícios para a plantação. “O elemento promove uma melhor estruturação das plantas, o que permite maior eficiência no uso da água. Por isso também é diferencial diante de cenários de estresse hídrico”, afirma. O fertilizante mineral potássico premium também melhora a qualidade da planta, do solo e, consequentemente, do produto.

Para o engenheiro agrônomo, o termo “diferenciado” ou “premium” é um argumento comercial forte, mas que precisa de atenção. “Vale a pena consultar estudos de entidades renomadas, como a Fundação Chapadão, para que se comprove a eficiência desses fertilizantes e evite que o produtor seja enganado por um produto que se passe por premium, porém apenas foi incrementado com um aditivo, ou com pequenas alterações nas características químicas ou físicas, que não geram o mesmo resultado”, alerta Yuji.

 

Sobre a Yoorin Ferilizantes

 

Fundada em 1966, a Yoorin Fertilizantes, antiga Mitsui Fertilizantes, é especializada em transformar minerais em fertilizantes diferenciados de alta eficiência agronômica. A companhia foi adquirida pelo Grupo Curimbaba em 2010 e, desde então, cresceu 15,7%. Atualmente, tem potencial produtivo de 400 mil toneladas de fertilizantes por ano, atendendo 800 mil hectares de lavouras. São mais de 660 clientes ativos, entre cooperativas, representantes e produtores. A Yoorin é a primeira empresa de insumos do mundo a ter o selo ProTerra de Sustentabilidade, além de obter certificação como insumo aprovado para uso em agricultura orgânica pelo IBD, pelos fertilizantes Yoorin, Yoorin-K e Ekosil.

Fonte: Assessoria de imprensa
HOLD PR

 

Oferecimento:

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856