06 jan de 2021
Brasil – Agricultura – Formigas podem transmitir mais fungos e bactérias que baratas

Responsáveis por transportar diversos microrganismos nos ambientes domésticos, elas têm a capacidade de provocar doenças como intoxicações alimentares, diarreia, vômito, entre outras

São Paulo (SP), novembro de 2020 – As formigas estão em todas as partes, podem ser encontradas nos quartos, sala, cozinha e banheiros. Apesar de parecerem inofensivas, elas estão presentes em muitas casas e jardins, podendo carregar em si diversas bactérias, fungos e microrganismos, fazendo com que sejam mais perigosas do que as baratas. Isto porque, além de ter contato com lixos e esgotos, as formigas, muitas vezes, saem destes ambientes sujos e, posteriormente, têm contato com alimentos armazenados.

Segundo Fernando Bernardini, gerente de desenvolvimento de soluções da Bayer, as formigas têm importância no ecossistema, assim como todos os outros seres, mas elas podem se tornar grandes vilãs nos ambientes domésticos. “São pragas urbanas que causam riscos sanitários, uma vez que podem espalhar fungos e bactérias por onde passam. Despensas e cozinhas são as áreas mais infestadas. A razão para isso está na abundância de comida, como pães, carnes e biscoitos. Até mesmo a água acumulada na pia ajuda a saciar a sede desses insetos, sendo um atrativo a mais para eles”, explica o especialista.

Outro local que elas costumam habitar é o banheiro, pois neste espaço encontram um de seus alimentos prediletos: descamação de pele humana, que é totalmente invisível a olho nu. Fora isso, a umidade do encanamento do chuveiro, das pias e dos ralos chama bastante a atenção destas espécies.

As formigas são insetos sociais, que se dividem em castas: as operárias fazem a coleta dos mantimentos para distribuir e alimentar, as formigas jovens que são as larvas e as formigas-rainhas e reis responsáveis pela reprodução mantendo a sobreposição das castas. “Diferente das baratas que se reproduzem sozinhas, as formigas são sociais. Existem milhares de espécies, mas três são mais comuns em ambientes domésticos, são elas: Monomorium pharaonis, Monomorium florícola e Tapinoma melanocephalum, todas com uma reprodução muito grande, podendo ter vários sub formigueiros na mesma casa ou infestar um condomínio com vários apartamentos”, especifica Fernando Bernardini.

Solução

Para eliminar ou diminuir a quantidade desse inseto dentro de casa, a orientação é manter os ambientes limpos. “Mesmo em locais bem higienizados elas podem proliferar. Por esse motivo o indicado é investir em produtos específicos para uso doméstico”, reforça o biólogo.

A Bayer, por meio da área de Saúde Ambiental, desenvolveu o inseticida K-Othrine Gel Formigas, uma tecnologia pioneira no mercado, específica para o uso dentro de casa, que acaba com as formigas e a colônia, de forma irreversível, em até três dias.

O grande diferencial da fórmula é a isca em gel, que possui a concentração ideal para controlar todo o formigueiro, inclusive as rainhas.

“As formigas que enxergamos em casa representam, no máximo 5% do formigueiro que já está alojada no local. Quando eliminamos estes insetos sem planejamento, as rainhas tendem a se defender segmentando o formigueiro e, aumentando, assim, a infestação. Por isso, o produto em gel é o único no mercado que acaba com a colônia de forma irreversível, eliminando as formigas operarias e rainhas e, consequentemente, os formigueiros”, comenta Fernando Bernardini, gerente de desenvolvimento de soluções da Bayer.

O K-Othrine Gel Formigas pode ser aplicado diretamente nos locais onde os insetos se transitam, paralelamente em suas trilhas (filas) como pisos, paredes, espelhos de tomadas, pias e balcões. O lançamento é pronto para uso e possui um aplicador em forma de seringa, o que proporciona um manuseio sem contato com o produto, com aplicação segura e, melhor, sem cheiro e não mancha o local onde for aplicado. Vale destacar que o produto não representa riscos para humanos e pets.

Fonte: Assessoria de Comunicação Bayer

Oferecimento:

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856