03 set de 2017
Brasil – Agricultura – Influência de Bacillus metilotrophicus no tratamento de semente de soja e na penetração de Meloidogyne javanica

O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito de doses de Bacillus metilotrophicus no tratamento de semente de soja e na penetração de M. javanica.

Autores: Ribeiro, N.V.¹; Monteiro, V.L.B.¹; Mantelli, R.A.2; Ferreira, P.A.¹.

Trabalho disponível nos Anais do Evento e publicado com o consentimento dos autores.

No Brasil, o nematoide Meloidogyne javanica, causador de galhas, é responsável por grandes perdas de produtividade na cultura da soja, que é considerada uma das mais importantes commodities do agronegócio brasileiro.

Muitas vezes, o uso de nematicidas químicos é o método mais utilizado no controle de fitonematoides, porém o controle biológico se tornou uma alternativa, sendo eficiente e viável economicamente.

O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito de doses de Bacillus metilotrophicus no tratamento de semente de soja e na penetração de M. javanica.

O experimento foi conduzido em casa de vegetação, onde 42 vasos foram dispostos em delineamento em blocos casualizados, cada um contendo 6 dm3 de solo autoclavado e posteriormente infestado com 5.000 ovos de M. javanica.  Foram semeadas 5 sementes de soja por vaso, estas previamente tratadas com 0, 1, 2, 3, 4, 5 e 6 mL de B. metilotrophicus por Kg de sementes.

 

Após 25 dias da semeadura coletou-se raízes que foram lavadas e submetidas ao método de Byrd para coloração dos nematoides no interior, sendo avaliado o número de indivíduos em J2, J3+J4, e fêmeas adultas.

O modelo populacional ajustado foi o logarítmico, o qual apresentou queda de 53,4% da população total de M. javanica, a partir da dose de 1mL de B. metilotrophicus. Subsequente a esta dose, a população manteve-se baixa com tendência de redução com o aumento da dose, até 77,6% de controle.

 

Assim, B. metilotrophicus reduz a penetração de M. javanica em raiz de soja.

Palavras-chave: Controle biológico; Nematoide das galhas; Coloração de fitonematoides

Informação dos autores:

1Universidade Federal de Mato Grosso,;

2Dalcin Serviços Agropecuário.

Disponível em: Anais do  XXXIV Congresso Brasileiro de Nematologia . Vitória, ES. 2017.

 

 

Oferecimento:

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856