26 abr de 2017
Brasil – Agricultura – Mesmo com IOF, cooperativas de crédito têm os juros mais baixos do mercado

Cooperativas de crédito continuam sendo a melhor alternativa aos bancos tradicionais mesmo após o governo decretar o fim da isenção da alíquota adicional do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para essas instituições. Prova disso são as taxas sempre mais baixas oferecidas por elas. De acordo com dados mensais do Banco Central do Brasil, os juros cobrados pelas cooperativas de crédito são sempre menores do que os do mercado para quase todas as modalidades de crédito. Isso porque essas instituições não visam lucro.

 

O Consignado em Folha, cujos juros cobrados no mercado pelos bancos partem de 1,85% ao mês e 2,32% a.m., de acordo com o Banco Central do Brasil. Nas cooperativas de crédito ficam muito mais baratos, partindo de 1,50% ao mês. O Cheque Especial tem juro médio de 12,46% a.m. segundo dados da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), contra taxas a partir de 3,20% a.m. nas cooperativas. A mesma realidade é válida para o cartão de crédito, cujo juro anual gira em torno de 486% ao ano no mercado, contra 151,81% a.a. nas cooperativas.

 

Ênio Meinen, diretor de operações do Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob), é categórico: “é impossível dizer que essa cobrança vai ter um impacto representativo a ponto de equiparar as cooperativas aos bancos tradicionais no custo final”. Ele ressalta que além de emprestarem com juros muito abaixo dos praticados no mercado, as cooperativas continuam competitivas também por outros diferenciais, como a devolução das sobras para os associados ao final de cada exercício. “Nas cooperativas não há clientes, mas sócios”. Além disso, frisa, em 564 cidades do país elas são a única instituição financeira presente.

 

A Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) publicou nota lamentando a decisão do governo sobre o IOF nas cooperativas. A OCB pretende se reunir com representantes do Ministério da Fazenda e do Banco Central para tentar reverter a cobrança.

Fonte: Sicoob Executivo disponível no site da Fecoagro

Texto originalmente publicado em:
Fecoagro
Autor: Sicoob Executivo
Oferecimento:4 www.ioeste.com.br - Bahia Farm Show 2017
77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856