08 jun de 2018
Brasil – Agricultura – Novo Plano Safra agrada parcialmente o setor agrícola

O Governo Federal anunciou na última quarta-feira o novo Plano Safra Agrícola e Pecuário para a o período 2018/2019. Diversas lideranças do setor participaram da solenidade realizada no Palácio do Planalto em Brasília. De SC participaram o presidente da Faesc, José Zeferino Pedrozo e o ex-deputado Odacir Zonta, que representou a Fecoagro no evento.

 

O Plano Agrícola conhecido como da agricultura empresarial, isto é, não é aquele da agricultura familiar e que será anunciado nos próximos dias, agradou parcialmente os líderes rurais. Muitas foram as análises de elogios e críticas. A redução das taxas dos juros dos financiamentos em 1.5|%, foi considerado um avanço, mas esperava-se redução maior. Os valores destinados aos financiamentos em R$ 194,3 bilhões, também foi considerado razoável dentro das condições atuais do país, embora a necessidade total do setor seja mais de R$ 390 bilhões, segundo o próprio ministro da Agricultura Blairo Maggi. O ministro disse que a cada ano o setor está menos dependente de financiamentos oficiais, devido o a eficiência que tem conseguido, aumentando a produtividade.

 

O secretário de Política Agrícola do MAPA, Wilson Vaz de Araújo, lembrou que a partir de 1991 a produção brasileira de grãos cresceu 3,4 vezes, passando e 68,4 milhões de toneladas para 232,4 milhões, enquanto a área plantada aumentou apenas 1,6 vezes; passando de 38,5 milhões de hectares, para 61,5 milhões no mesmo período, comprovando o aumento de produtividade e melhorando os resultados econômicos aos agricultores.

 

O programa semanal Informativo Agropecuário da Fecoagro deste final de semana pelas 70 emissoras da Rede Catarinenses de Comunicação Cooperativista vai apresentar diversas opiniões de lideranças que avaliarão o novo Plano Safra 2018/19, que começará a vigorar a partir do próximo dia 1º de julho.

Fonte: Fecoagro

 

Oferecimento:

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856