01 mar de 2017
Brasil – Agricultura – O que esperar do tempo em março

Chuvas vão se concentrar no sul e oeste do Brasil

Em condição de neutralidade climática, março terá chuva mais intensa concentrada sobre o sul e oeste do Brasil. De acordo com a média de cinco atualizações das simulações americanas de previsão do tempo, a chuva será frequente em boa parte da região Sul, no sul dos estados de São Paulo e de Mato Grosso do Sul, no oeste e norte de Mato Grosso, no norte e oeste do Maranhão e em boa parte da região Norte.

 

Na região central do Brasil, estima-se chuva mais isolada, enquanto que, no litoral norte do Rio de Janeiro, em boa parte do Espírito Santo, no norte de Minas Gerais e na maior parte do Nordeste, a chuva será menos volumosa.

 

Com relação aos extremos, os estados do Acre, Rondônia, Amazonas, Pará e Amapá receberão chuva forte, aumentando o nível dos rios da bacia Amazônica, enquanto no centro e nordeste da Bahia, interior dos Estados de Sergipe e de Alagoas e no centro de Pernambuco não há previsão de acumulados significativos, agravando uma seca que já dura pelo menos cinco anos.

 

 

Como foi fevereiro

 

 

Fevereiro termina com melhor distribuição da chuva em relação a janeiro. O acumulado ficou acima da média histórica no Sul, Norte e em partes do Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste.

Somente no Rio de Janeiro, São Paulo, sul de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e leste do Nordeste, choveu com intensidade inferior à média histórica.

Em Campo Novo do Parecis, a estação do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) registrou 600 mm, o dobro do normal para aquela época do ano.

Também choveu mais de 500 mm em vários municípios do Pará, como Breves, Marabá, Tucuruí, Cametá e Belém.

 

A temperatura mínima, normalmente registrada nas madrugadas, ficou entre a média e até 3ºC acima da média na maior parte do Brasil. Já a temperatura máxima ficou acima da média no leste da região Sul, norte do Paraná, Mato Grosso do Sul, em São Paulo, no Rio de Janeiro e no leste do Nordeste.

No Vale do Paraíba paulista e no nordeste de São Paulo, o desvio ficou acima dos 5ºC. Por outro lado, o excesso de nuvens deixou a temperatura da tarde até 4ºC mais baixa que o normal no oeste da região Sul, no Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso, Rondônia, Pará, Tocantins e oeste da Bahia.

Pryscilla Paiva, editora de Tempo do Canal Rural

 

Oferecimento:folder tapetes net

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856