14 out de 2016
Brasil – Agricultura – Produtividade da videira depende da qualidade da muda

É importante o produtor saber se está adquirindo uma variedade adequada

POR JOÃO MATHIAS

O que faço para segurar os cachos de uva da parreira que tenho em meu jardim? Nas três vezes que nasceram, surgiram as flores, mas depois caíram.
Solange da Costa Barreto, de Natal (RN)

Um motivo comum para a queda das flores da videira, antes de a planta iniciar a fase de produção dos frutos, é a compra aleatória de mudas. Plantios improdutivos são, em geral, formados por mudas escolhidas sem qualquer critério na aquisição, ou oriundas de estabelecimentos inidôneos. É muito importante para o produtor saber se está adquirindo uma variedade adequada para se desenvolver sob as características do ambiente onde será cultivada. Existem regiões no país onde a plantação de videiras não apresenta bons resultados. Na capital potiguar, por exemplo, a maioria das uvas não encontra condições climáticas para chegar à frutificação. Sem brotar, ou segurar o broto para vingar o fruto, a cultivar enxertada morre, permitindo assim que o porta-enxerto rebrote e se desenvolva. Porém, como esse serve apenas como suporte – e não como produtor de uva –, não haverá carga. Outros fatores também podem impedir a frutificação, como desequilíbrio hormonal e deficiências nutricionais. Contudo, são necessários mais dados do plantio para a realização de um diagnóstico mais preciso.

CONSULTORES: ADRIANO MAZZAROLO E RODRIGO MONTEIRO, técnicos do setor de transferência de tecnologia da Embrapa Uva e Vinho, Rua do Livramento, 515, Caixa Postal 130, CEP 95700-000, Bento Gonçalves (RS), tel. (54) 3455-8083, adriano.mazzarolo@embrapa.br

 

Revista Globo Rural

 

Parceiro do ioeste:irriga-tv

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856