03 jul de 2018
Brasil – Agricultura – Produtos saudáveis encontram resistência em supermercado

Com altas despesas para se manter nas prateleiras, indústrias e empresas do setor buscam alternativas como a OneMarket, clube de compras de destaque nesse segmento

São Paulo, julho de 2018 – Tendo como principal origem as pequenas e médias indústrias, os produtos saudáveis percorrem um longo caminho até as prateleiras dos supermercados. Entre os obstáculos para que cheguem até elas estão os poucos espaços direcionados às mercadorias desse segmento e os altos preços que as indústrias precisam desembolsar para estar nas gôndolas. Visando oferecer uma alternativa aos supermercados e impulsionar a alimentação saudável, empresas do ramo vêm propondo novas soluções para tornar os valores mais acessíveis, tanto para quem produz as mercadorias, quanto para o consumidor final.

É o caso da OneMarket, que desde 2014 estuda este mercado e que recentemente lançou seu principal produto: um clube de compras online voltado exclusivamente para a alimentação saudável. “Para as pequenas indústrias é caro estar nos supermercados, pois os custos neles são direcionados aos gigantes da alimentação. Então, para sobreviver à competição por estes espaços, muitas vezes as indústrias elevam o valor de suas mercadorias, o que acaba não sendo bom para o cliente”, afirma Henrique Zanuzzo, CEO da empresa.

O clube de compras OneMarket, que atualmente conta com mais de 700 opções de produtos – entre orgânicos, veganos, sem glúten, sem lactose e sem açúcar –, oferece uma saída para este problema. A ideia é oferecer às indústrias acesso direto ao seu público-alvo e espaço para que expliquem detalhadamente o que seus produtos oferecem. Além disso, como a demanda é maior e o clube entrega para todo o país, os fabricantes conseguem oferecer preços mais acessíveis, e a OneMarket, por sua vez, se encarrega de repassá-los aos consumidores.

O momento é bom para pensar em novas alternativas dentro deste mercado, de acordo com dados de uma pesquisa encomendada pela própria OneMarket que entrevistou 500 pessoas das regiões Sul, Sudeste e Nordeste do país. Logo de partida, o levantamento apontou que o modelo tem bastante potencial com o público brasileiro: 95% dos entrevistados relataram a vontade de ter uma alimentação saudável, uma vez que mais da metade, inclusive, já teve recomendação médica ou nutricional para restringir o consumo de determinado tipo de alimento.

Ainda entre os dados revelados, estão que 11% das pessoas consideram ser difícil encontrar alimentos saudáveis no supermercado e 49% não está satisfeito com os produtos oferecidos nesses estabelecimentos. Por outro lado, o levantamento aponta que o brasileiro não costuma comprar comida online. Cerca de 40% nunca comprou. Mesmo assim, espera-se que este cenário mude a curto prazo, já que 72% dos entrevistados dizem que comprariam alimentos pela internet e que informações da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) revelam que o e-commerce cresce rapidamente no Brasil: o setor deu um salto de 12% em 2017 e tem uma projeção de 15% para 2018.

Outros números que revelam o crescimento do mercado são os da própria OneMarket, que faturou R$ 8 milhões no último ano e que em 2018, com o lançamento do clube de compras, pretende faturar R$ 12,5 milhões, seguindo com seu objetivo de democratizar o acesso à alimentação saudável.

Sobre a OneMarket

A OneMarket nasceu do propósito de acreditar que a alimentação e a saúde precisam estar ao alcance de todos, por isso, dedica sua plataforma para apresentar opções de produtos sem glúten, veganos, com zero lactose e os melhores orgânicos. Com mais de 200 marcas, 700 produtos e preços de atacado, a empresa projeta crescer ainda mais por meio de um modelo de negócio diferenciado, um Clube de Compras, que dá acesso à alimentação saudável e que chega às mais longínquas localidades do país.

Fonte; Assessoria de imprensa Máindi

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