18 nov de 2016
Brasil – Agricultura – Semana termina com muita chuva no Norte e frio no Sul

Massa de ar polar pode trazer temperaturas abaixo de 5°C na região sulina, com possibilidade de geada

A passagem de uma frente fria pela região Sudeste nestes últimos quatro dias manteve o tempo bastante instável e com muitas chuvas em quase todas as áreas do Sudeste, Centro-Oeste e Matopiba. Em várias localidades dessas regiões, os volumes acumulados de chuvas superaram os 100 milímetros em apenas três dias. Contudo, na Região Sul e no sul de Mato Grosso do Sul, o que se observou foram pancadas de chuvas muito localizadas e de baixa intensidade, o que não ajuda muito no desenvolvimento das lavouras. Apenas a colheita do trigo é que vem sendo beneficiada por esse tempo mais firme.

No Sul do Brasil, o destaque é a entrada de uma massa de ar de origem polar que vai deixar o tempo aberto e com baixas temperaturas. As mínimas podem ficar abaixo de 5°C e há possibilidade de geada em algumas localidades. Com a próxima quinzena de tempo mais seco no Sul, muitos produtores poderão ter problemas, uma vez que os níveis de umidade do solo vão ser reduzidos. Apenas áreas de arroz serão beneficiadas por esse tempo mais firme no Rio Grande do Sul. Lavouras de soja, milho e feijão poderão ter seus potenciais produtivos afetados.

Nas áreas produtoras do Sudeste, Centro-Oeste, Rondônia, Pará e em todo o Matopiba, as chuvas previstas para toda essa segunda quinzena de novembro irão possibilitar boas condições ao plantio e desenvolvimento de todas as lavouras. Apenas para lavouras de cana-de-açúcar é que as pancadas de chuvas podem comprometer o pleno andamento da colheita. Mas nada que traga prejuízos ao setor, uma vez que, historicamente, esse período já é de baixo rendimento da cana devido às chuvas mais frequentes.

Pryscilla Paiva, editora de Tempo do Canal Rural

 

Oferecimento:casa-do-arroz-banner-tv5-1-700x430

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856