10 jul de 2018
Brasil – Agricultura – Startups do Agronegócio: conheça a Agextec

A AgexTec é a representante autorizada da empresa americana Next Season Systems (NSS). Fundada em meados de 2016, a AgexTec é composta por três funcionários e o modelo de negócio é de assinatura por safra. Os aplicativos são desenvolvidos para otimizar as práticas agrícolas de forma personalizada, maximizando a eficiência do manejo em cada lavoura.

 

Os fundadores Consuelo Romero e Guillermo Antonio Baigorria foram por muito tempo pesquisadores em projetos internacionais focados em questões como modelos de previsões climáticas, variabilidade climática, efeitos do clima sobre as culturas, modelagem de culturas e as interações baseadas nas características dos solos em diferentes regiões do planeta. Há alguns anos, perceberam que poderiam transformar essas experiências e o conhecimento adquirido em soluções digitais capazes de otimizar a tomada de decisão do agricultor.


Você sabe o momento exato da aplicação? Considera a sua aplicação eficiente? Saiba mais aqui.


Essa mudança de foco, das renomadas e restritas revistas científicas internacionais para agricultores que se arriscam a cada safra pelo sustento, faz com que um número muito maior de pessoas sejam beneficiadas com soluções digitais capazes de otimizar as práticas agrícolas da lavoura.  Então foi criada, primeiramente nos Estados Unidos, a empresa Next Season Systems (NSS) para desenvolver soluções em TI para o agro, que auxiliem na tomada de decisão. Essas soluções são capazes de integrar a genética, as previsões climáticas, características do solo, práticas agrícolas e o tempo, para otimizar, alertar e aumentar a assertividade do manejo.

 

Buscando expansão pela América Latina, posteriormente a empresa AgexTec foi criada no Brasil, como representante oficial da NSS. O propósito da AgexTec é oferecer pacote cada vez mais completo de soluções em TI para o Agro, trazendo recomendações personalizadas para cada lavoura como as melhores datas de semeadura, seleção de cultivares, otimização de sistemas de irrigação, alertas para práticas agrícolas mais assertivas, tornando o uso de defensivos mais eficiente a um custo baixo se comparado ao que se investe na lavoura todos os anos.

 

A principal tecnologia da empresa são os softwares que sincronizam informações e enviam alertas para garantir tomadas de decisões mais assertivas. O sistema utiliza a previsão de diferentes variáveis (manejo fitossanitário e estresses da lavoura) e envia sinais com até 9 dias de antecedência ao cliente, otimizando as práticas agrícolas durante toda a safra.

Além do sistema de alertas, o cliente tem acesso a condição diária de cada lavoura que inclui:o estádio de crescimento e desenvolvimento, o balanço hídrico e o balanço de nitrogênio. O sistema também fornece diversos índices agroclimáticos como probabilidade de geada, previsão de soma térmica, previsão de chuva mensal, previsão do número de dias chuvosos mensal, para auxiliar o tomador de decisão.

 

A combinação dessas ferramentas faz com que o agricultor tenha acesso a informação, seja alertado, se prepare e efetue as práticas agrícolas de forma mais assertiva que o habitual.   O principal resultado é o aumento de informações contribuem para otimização e redução dos desperdícios durante as práticas agrícolas do planejamento até a colheita.

Acesse o site da Agextec para mais informações.

Redação: Bruna Eduarda Meinen Feil, Assessora de Comunicação Equipe Mais Soja com informações da Agextec.

 

Fonte: Mais Soja

 

Oferecimento:

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856