30 maio de 2017
Brasil – Agricultura – Tráfego de máquinas x teor de água do solo: uso de plantas descompactadoras

O objetivo deste trabalho foi verificar a interferência de plantas descompactadoras em solo com diferentes intensidades de tráfego combinado a diferentes teores da água.

Autores:  Artur Zancan, Marcos Longaretti, David Peres da Rosa, Junior Verardi, Eliakin Frederico Rafain

Trabalho disponível nos Anais do Evento e publicado com o consentimento dos autores.
Trabalho disponível nos Anais do Evento e publicado com o consentimento dos autores.

Palavras-chave: compactação; resistência à penetração; plantio direto.

Com a evolução da agricultura, várias mudanças ocorreram no manejo do solo, das quais se destaca substituição do sistema convencional para o sistema de plantio direto (SPD), onde se fortaleceram as práticas conservacionistas do solo, como a redução do revolvimento do solo, diminuição da erosão, aumento na retenção e da disponibilidade de água às plantas, tornando esse sistema vantajoso (DALMAGO et al., 2009).
Porém, em contrapartida o plantio direto gerou alguns pontos negativos, em especial o aumento na compactação do solo. O processo de compactação do solo tem sua origem no tráfego intenso de máquinas e implementos agrícolas, que ocasionam principalmente um aumento na resistência mecânica a penetração, além da alteração de outras características físicas do solo (STRECK et al., 2004), que somado ao uso do solo em condições de elevado teor de umidade se tornam mais severas, como descrito por Lopes et al. (2011) a umidade do solo influencia em alterações na resistência do solo a penetração provocadas pelo trafego, sendo que as maiores alterações nas propriedades físicas ocorreram com o aumento da umidade do solo.
Além de métodos mecânicos como a escarificação, o uso de plantas descompactadoras são
métodos viáveis para reduzir a compactação do solo, que como demostrado por Nicolosso et al. (2008) o uso de plantas descompactadoras promovem uma diminuição na resistência do solo à penetração, o que comprova a influência da escarificação biológica na melhoria dos aspectos físicos do solo.
Tendo a compactação como um problema físico do solo, que interfere no desenvolvimento das
culturas, principalmente no sistema radicular, restringindo o seu crescimento em profundidades maiores, acarretando reduções nas produtividades. O objetivo deste trabalho foi verificar a interferência de plantas descompactadoras em solo com diferentes intensidades de tráfego combinado a diferentes teores da água.
O experimento foi instalado na área experimental do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia
do Rio Grande do Sul – Campus Sertão, sobre um solo classificado como NITOSSOLO VERMELHO (EMBRAPA, 2006). No primeiro semestre do ano de 2015 o solo passou por uma subsolagem e gradagem para homogeneizar as camadas em relação as estruturas física e química, após foi semeado a cultura da soja, e, posteriormente semeado as plantas de descompactadoras.
O experimento possui parcelas de 8,0 x 21,0 m, sendo que entre as parcelas e entre blocos é de 1,0 m, o delineamento utilizado foi o de blocos ao acaso (4 blocos) com parcelas subdivididas em um esquema tri-fatorial em que o fator 1 é teor de água do solo no momento do tráfego, e fator 2 nível de tráfego e fator 3 tipo de planta de descompactadora. Quanto ao teor de água do solo no momento do tráfego foi muito úmido e capacidade de campo (testemunha), quanto nível de tráfego, o solo foi totalmente trafegado em 3 diferentes intensidades, 2 (NT2), 4(NT4) e 8 passadas (NT8), para tal foi utilizado um trator mais pulverizador (5,6 Mg). As plantas descompactadoras em análise foram nabo forrageiro (Raphanus sativus) consorciado com Ervilhaca (Vicia sativa L.) contra aveia preta (Avena strigosa).
Para avaliar e quantificar a influência dos diferentes fatores nas características físicas do solo foi mensurado a resistência mecânica a penetração do solo (RP) em transecto, para montar mapas de isolinhas da RP. Esta foi realizada cerca de 60 dias após o semeadura das cultura de inverno com solo apresentando capacidade de campo, para medir a RP foi utilizado o penetrômetro digital com armazenamento automático marca Falker®. Junto com essa coleta foram amostradas solo de cada parcela para verificar a umidade do solo. O mapa de isolinhas foi confeccionado no software Surfer 10, para tal foi realizado a krigagem dos dados e após a confecção dos mapas. Os dados das RPs foram divididos em camadas (0-5, 5-10, 10-15 e 15-20) para depois serem submetidos à análise de variância e comparação de médias pelo Teste de Tukey ao nível de significância de 5 %.
Observa-se que os teores de água no solo resultaram em significativas alterações na RP do solo, diferenciando os níveis de compactação do tratamento em que o solo apresentava capacidade de campo (CC) do solo muito úmido (MU), em que a RP foi maior na camada de 0-20 cm no MU, o que evidencia a influência do teor de água no solo no aumento da compactação quando aplicado um tráfego de máquinas agrícolas. Tal constatação está em consonância com Sampietro et al. (2015), em que afirma que em situação de menor teor de água do solo, os efeitos do tráfego das máquinas são menores dos em condição de maior teor de água, evitando assim compactação do solo e perdas na produtividade.
No fator nível de tráfego, também ocorreu alteração na RP na camada de 0-15 cm, em que NT2 e NT4 apresentaram valores menores que os do NT8, porém na camada de 15-20 cm os valores de NT2 e NT4 continuaram menores, mas o NT4 não se diferenciou do NT8. Concordando com Streck et al. (2004) no qual afirma que a aplicação de tráfego de maquinas agrícolas aumenta a resistência mecânica a penetração do solo, além de interferir em outros aspectos físicos do solo.
Em relação ao tratamento com diferentes plantas descompactadoras, não houve diferença significativa, certamente pelo fato de que as plantas não completaram seu ciclo e com isso não demostraram nenhuma resposta significativa quanto a descompactação do solo.
Ao confrontar os mapas de isolinhas dos diferentes tratamentos fica visível a existência de camadas compactadas, as quais se diferem entre tratamentos pela profundidade e intensidade.
Em relação ao fator umidade do solo, os mapas tornam perceptível a diferença das RPs entre os tratamentos CC e MU, demostrando os maiores índices de compactação no MU, além de que o CC apresenta uma camada superficial menos compactada maior que no MU quando comparada em mesmo nível de tráfego.
Se comparado os mapas dos níveis de tráfego a diferença entre eles é muito visível, em que os valores de RP aumentam conforme é aumentado os níveis de tráfego, tendo o NT8 com os maiores valores, confirmando a interferência do tráfego no aumento da compactação. Quanto as plantas descompactadoras não é possível verificar diferenças entre os mapas, o que concorda com a análise relatada anteriormente.
A resistência do solo a penetração foi influenciada tanto pelo teor de água no solo quanto pelo
tráfego de máquinas, sendo que os maiores índices foram obtidos no com intensidade de 8 passadas de um conjunto trator mais pulverizador (5,6 Mg). O uso das plantas descompactadoras aveia ou do consorcio de nabo com ervilhaca não alterou as RPs.

 

Referências

 

EMBRAPA. Sistema Brasileiro de Classificação de Solos. Brasília, EMBRAPA, 2006.412p.

DALMAGO, G.A.; BERGAMASCHI, H.; BERGONCI, J.I.; KRÜGER, C.A.M.B.; COMIRAN, F.; HECKLER, B.M.M. Retenção e disponibilidade de água às plantas, em solo sob plantio direto e preparo convencional. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, v.13, p.855-864, 2009.

 

NICOLOSO, R. da S.; AMADO, T.J.C.; SCHNEIDER, S.; LANZANOVA, M.E.; GIRARDELLO, V.C.; BRAGAGNOLO, J.; Eficiência da escarificação mecânica e biológica na melhoria dos atributos físicos de um Latossolo muito argiloso e no incremento do rendimento de soja. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v.32, p.1723-1734, 2008.

 

SAMPIETRO, J. A.; LOPES, E. S.; REICHERT, J. M. Compactação causada pelo tráfego de Feller Buncher e Skidder em um Neossolo Regolítico sob distintas umidades. Ciência Florestal, Santa Maria, v. 25, n. 1, p. 239-248, jan.-mar., 2015.

STRECK, C.A.; REINERT, D.J.; REICHERT, J.M.; KAISER, D.R. Modificações em propriedades físicas com a compactação do solo causada pelo tráfego induzido de um trator em plantio direto. Ci. Rural, v.34, p.755-760, 2004.

 

LOPES, E.S.; SAMPIETRO J.A.; LOMBARDI K.C.; DIAS A.N. Avaliação da umidade na compactação do solo submetido ao tráfego de máquinas de colheita florestal. Revista Árvore, Viçosa-MG, v.35, n.3, Edição Especial, p.659-667, 2011.

Informações dos autores:

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Sertão, graduando, Sertão 

Disponível em: Anais XX Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água – RBMCSA. Foz do Iguaçu, PR. 2016.

 

 

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