25 set de 2017
Brasil – Agricultura – Veja o calendário das chuvas em algumas das maiores regiões produtoras de grãos

Previsão ajuda a escolher o melhor momento para o plantio em Campo Novo do Parecis, Campo Verde, Primavera do Leste, Triângulo Mineiro e outras áreas do país

 

Embora tenha voltado a chover sobre o Rio Grande do Sul e Paraná no fim de semana, a precipitação foi localizada e não reverteu o desvio negativo registrado nos dois estados.

O mesmo vale para as regiões Sudeste e Centro-Oeste. A chuva ainda está muito irregular e abaixo da média. A umidade do solo diminuiu no Sul. Somente o Rio Grande do Sul registra valores acima dos 60% neste início de semana.

Nos próximos dias, a chuva acontece sobre boa parte das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, mas na forma de pancadas isoladas e com baixo acumulado.

Somente áreas do norte de Mato Grosso do Sul (Pantanal), sudoeste e oeste de Mato Grosso (Campo Novo do Parecis) e oeste da região Norte receberão maiores acumulados até a sexta-feira.

A partir do fim de semana, perto da virada do mês, a chuva vai se tornar mais intensa. O calor vai até diminuir com a volta das instabilidades.

Em dois ou três dias, vai chover mais de 100 milímetros entre o norte do Rio Grande do Sul e o sudoeste do Paraná e algo entre 15 e 30 milímetros em São Paulo, Triângulo Mineiro e sul dos estados de Goiás e de Mato Grosso do Sul.

Em Mato Grosso, apesar da chuva mais intensa prevista em parte do oeste do estado, a precipitação continuará acontecendo de forma irregular nas demais áreas até o domingo.

Somente no decorrer da próxima semana, espera-se chuva mais intensa nas regiões de Campo Verde e Primavera do Leste.

Em grande parte das áreas produtoras de Mato Grosso e Goiás, só vamos ter chuva volumosa entre o fim de outubro e início de novembro. No Matopiba só em dezembro isso acontece.

Pryscilla Paiva, editora de Tempo do Canal Rural

Oferecimento:

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856