02 maio de 2017
Brasil – Agronegócios – Lançamentos e novidades em soluções tecnológicas na Agrishow 2017

Entre os dias 1º e 5 de maio, a Embrapa participa da 24ª edição da Agrishow, em Ribeirão Preto (SP),  com lançamentos, assinatura de contrato de parceria e novidades em soluções tecnológicas de seis Unidades Descentralizadas no estande do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Entre os lançamentos estão os Óculos de Inspeção Visual para detecção dos sintomas do greening na citricultura e o aplicativo Agritempo GIS, com mapas de monitoramento e previsão para agricultura, gerados em tempo real, que podem ser consultados com um toque na tela do smartphone ou tablet.

 

Óculos especiais para identificação do greening

 

Par de óculos com filtro de luz incorporado às lentes, criando um efeito visual que intensifica o contraste entre as cores características da doença nas folhas, conhecida como “mosqueamento” das folhas. Os óculos também bloqueiam os raios ultravioletas, proporcionando ao usuário proteção contra a luz do sol e conforto na execução da atividade.

Os óculos facilitam o trabalho dos inspetores e reduzem a taxa de erros na identificação da doença. Os idealizadores da invenção acreditam que, além do Brasil, a tecnologia poderá ser usada por inspetores em outros países produtores de citros, como Estados Unidos, China, México, Espanha e Índia.

 

A tecnologia, já patenteada, foi desenvolvida pela Embrapa Instrumentação (São Carlos, SP) e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e está disponível na Fhocus Optical Solutions, licenciada para fabricação e comercialização dos óculos, e pode ser adquirida mediante cadastro prévio por telefone ou na página da empresa.

A pesquisadora Débora Milori explica que o filtro de luz atenua majoritariamente a cor verde, levando a percepção de contraste pelo olho humano a ser ainda maior, fator fisiológico que ocorre devido à hipersensibilidade da retina humana à cor verde. Assim, é possível que sejam identificados tons periféricos que não seriam percebidos normalmente. Para o inspetor de campo, esse fator significa que pequenas alterações do verde para o amarelo, em virtude da doença, sejam identificadas mais facilmente.

 

Aplicativo

 

O aplicativo móvel Agritempo GIS permite aos usuários o acesso, via Internet, às informações meteorológicas e agrometeorológicas de diversos municípios e estados. Além de informar a situação climática atual, a base de dados do sistema apoia o desenvolvimento das recomendações do Zoneamento Agrícola de Riscos Climáticos (ZARC), política mantida pelo Mapa. O aplicativo possui as seguintes funcionalidades: mapas de monitoramento, previsão do tempo, índice de seca e de chuvas.

“A grande vantagem do aplicativo é a visualização. É só clicar no mapa”, conta o pesquisador da Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP) Ariovaldo Luchiari Júnior. Para saber como está a disponibilidade de água no solo, por exemplo, basta selecionar esse item no menu para que apareça na tela um mapa numa escala de cores indicando a distribuição espacial dessa condição no País.

A solução tecnológica foi desenvolvida pela Embrapa em parceria com outras instituições.

 

Balança dinâmica

 

A balança dinâmica, tecnologia desenvolvida pela Embrapa Gado de Corte  de nome Balança de Passagem, a BalPass® é inédita e possui uma série de vantagens entre elas de evitar o estresse no animal. Sua estrutura de madeira é instalada no campo e permite monitorar o ganho ou perda de peso animal. O equipamento é composto por balança, leitora de transponder e módulo de transmissão de dados por rádio frequência e não depende de internet, outra vantagem para o fazendeiro.

Segundo um de seus idealizadores, analista Quintino Izidio dos Santos, a balança monitora diariamente os animais no campo de forma instantânea e remota dando a possibilidade ao produtor de traçar seu plano de negócio na comercialização de seus animais.  Esse novo sistema de pesagem dinâmica de animais será comercializado pela empresa de troncos e balanças Coimma, e o valor está sendo definido.

 

Limpeza sem água – Classificadora Vertical Compacta

 

O equipamento móvel e compacto que não usa água na limpeza vai ajudar pequenos produtores a classificar tomate e outros frutos e hortaliças, no próprio campo, e contribuir para a redução de perdas no pós-colheita. Licenciado para a empresa paulista MVisia, o equipamento é uma alternativa aos agricultores com pouco acesso à tecnologia automatizada. A empresa pretende disponibilizá-lo ao mercado até o fim de junho.

Desenvolvido em formato vertical, o protótipo usa um sistema de escova de três vias em helicoide, que faz aumentar a eficiência de limpeza e classificação, atenuando significativamente o impacto nos frutos. Os métodos de seleção em máquinas estáticas convencionais podem provocar quase três vezes mais lesões.

 

Informatização das atividades agrícolas

 

A Embrapa vai apresentar aplicativos que auxiliam o produtor na gestão da propriedade rural. O Roda da Reprodução é um aplicativo móvel para auxiliar no gerenciamento de rebanhos leiteiros. A ferramenta permite monitorar de maneira simples os estágios produtivos e reprodutivos de um rebanho. O aplicativo apresenta o rebanho em uma roda que permite a visualização rápida da situação produtiva e reprodutiva, por meio de cores e posicionamento. Foi desenvolvido pela Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP) e Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos, SP).

Outros dois aplicativos de avaliação, sendo um de impactos ambientais de inovações tecnológicas agropecuárias (Ambitec-Agro) e outro de gestão ambiental de atividades rurais (APOIA-NovoRural), serão apresentados pela Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP).

 

O Ambitec-Agro consiste de um conjunto de matrizes multicritério que integram indicadores do desempenho de inovações tecnológicas e práticas de manejo adotadas na realização de atividades rurais. Sete aspectos essenciais de avaliação são considerados: uso de insumos e recursos; qualidade ambiental; respeito ao consumidor; emprego; renda, saúde e gestão e administração.

Já o Apoia-NovoRural é um sistema de indicadores voltados à avaliação de impactos para gestão ambiental de atividades rurais. Consiste de um conjunto de 62 indicadores de desempenho da atividade produtiva, organizados em cinco dimensões de sustentabilidade analisadas na escala de estabelecimentos rurais: ecologia da paisagem, qualidade ambiental (atmosfera, água e solo), valores socioculturais, valores econômicos e gestão e administração.

 

Caminho do Boi – ILPF

 

O sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) vai ser apresentado pela Embrapa Meio Ambiente, o Instituto de Zootecnia (IZ/APTA) e a Rede de Fomento ILPF no Caminho do Boi, um projeto que convida os visitantes a se colocarem no lugar do animal de corte, percorrendo do pasto ao prato, por meio de estações interativas. O trajeto percorre etapas do processo, como genética, nutrição, infraestrutura e manejo, sanidade, reprodução, sustentabilidade, sistemas de produção, bem-estar, gestão, transporte, indústria e mercado da carne, além de demonstrar a importância da integração dos elos dessa cadeia. Também destaca os impactos das boas práticas na produção, frigorífico, ponto de venda e para o consumidor e de que forma tudo isso impacta na rentabilidade do negócio.

 

Bioeconomia

 

Cogumelos capazes de crescer na torta do caroço de algodão, reduzindo a toxidez do produto e permitindo aumentar o uso desse material na nutrição de bovinos e inseri-lo nas cadeias produtivas de aves e suínos.

Os cogumelos foram identificados em projeto de pesquisa que testou a capacidade de eles crescerem e removerem substâncias tóxicas não só na torta de algodão, mas também na de pinhão-manso (espécie com potencial para produção de óleos e bioprodutos). Para o caroço de algodão, foram avaliadas 34 espécies e, destas, 11 apresentaram essa capacidade. No caso do pinhão-manso, foram testadas 60 espécies de cogumelos, das quais quatro mostraram-se capazes de reduzir em 99% o conteúdo de éster de forbol, principal substância tóxica dos grãos dessa cultura.

 

Saneamento básico

 

Além das tecnologias que já estão no mercado, a Embrapa Instrumentação leva para a feira o irrigador solar e tecnologias sociais para o saneamento básico rural.

Com mais de 11 mil unidades em cerca de 250 municípios brasileiros, nas cinco regiões do País, a fossa séptica biodigestora está gerando benefícios para 57 mil pessoas. Pode ser integrada a outras tecnologias de saneamento também de fácil instalação: o clorador Embrapa e o jardim filtrante, este destinado ao tratamento de águas de pias e ralos da casa e do efluente tratado pela própria fossa séptica.

 

Irrigador com luz solar

 

Para irrigação, a novidade é um irrigador solar automático que não usa eletricidade e pode ser feito com materiais reutilizados. Desenvolvido pelo físico Washington Luiz de Barros Melo, o equipamento poderá ajudar de pequenos produtores a jardineiros amadores a manter seus canteiros irrigados automaticamente pelo método de gotejamento. Para isso, utiliza um princípio simples da termodinâmica, a de que o ar se expande quando aquecido.

Elizabete Antunes (MTb 744/DF)
Secretaria de Comunicação da Embrapa – Secom

Joana Silva (MTb 19554)
Embrapa Instrumentação

Nadir Rodrigues (MTb 26.948/SP)
Embrapa Informática Agropecuária

Vivian Chies (MTb 42.643/SP)
Embrapa Agroenergia

Cristina Tordin (MTB 28499)
Embrapa Meio Ambiente

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

O

Oferecimento:4 www.ioeste.com.br - Bahia Farm Show 2017
77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856