05 jun de 2020
Brasil – Agropecuária – Programa desenvolvido pelo sistema FAESC/SENAR possibilita maior faturamento às propriedades rurais

O programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) na bovinocultura de corte do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), continua auxiliando os agropecuaristas  de SC. O programa atende 1.479 produtores rurais em 134 municípios, número que abrange 46% do território estadual. O objetivo é acompanhar a produção pecuária, auxiliar os produtores no trabalho de campo e orientá-los no gerenciamento das atividades e na gestão dos negócios. Ao todo, o programa supera a marca de 16.500 visitas técnicas individualizadas por ano.

O coordenador estadual do programa, Antônio Marcos Pagani de Souza, detalha que as visitas técnicas diretas às propriedades rurais abordam assuntos voltados ao manejo dos rebanhos e de pastagens, sanidade, nutrição, plantio e adubação. Também trabalha temas voltados à gestão e ao planejamento financeiro das propriedades, tratadas pelo programa como empresas rurais. Reuniões de mobilização, oficinas técnicas, dias de campo e seminários de atualização complementam a assistência técnica e gerencial que tem revelado números impactantes para o setor.

“Com esse conjunto de medidas e a adesão dos produtores rurais a essa nova mentalidade foi possível incrementar o faturamento anual total das propriedades assistidas de R$ 73,7 milhões para R$ 84,3 milhões, aumento de 14% em três anos”, destaca Pagani.

Outro dado que aponta evolução do setor é o número de animais comercializados no período. O programa registrou aumento de 33% nas vendas, saltando de 42.510 para 56.680 bovinos entre o primeiro e o terceiro ano trabalhado. A taxa de prenhez geral medida pela assistência técnica teve evolução de 22%, passando de 65% para 79% em três anos de atendimento.

O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedroso, destaca que o rebanho bovino catarinense abrange cerca de 4,7 milhões de animais, com crescimento de 19,81% entre 2010 e 2019, de acordo com dados da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). São 77 mil produtores no Estado, 58% deles agricultores familiares.

“É uma cadeia que vem crescendo muito em Santa Catarina, com participação direta do programa de assistência técnica e gerencial. Só no ano passado, o Estado exportou 3,8 mil toneladas de carne bovina, ocupando a 15ª posição no ranking nacional. A ATeG representa um avanço na capacitação dos produtores rurais, preparando-os para a condução das atividades pecuárias com visão empresarial e o emprego de avançadas técnicas de gestão e controle”, sublinha.

Para o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antonio Zanluchi, os números gerados pela assistência técnica e gerencial ressaltam a importância do programa no fomento da pecuária de corte no Estado. “Com a ATeG, os produtores estão investindo mais em tecnologia, melhorando as técnicas de reprodução e colhendo os resultados. É um trabalho que beneficia toda a cadeia produtiva”.

Além da assistência técnica e gerencial, o programa do Sistema Faesc/Senar-SC promove, em parceria com Sebrae/SC, o projeto de adoção do protocolo de Inseminação Artificial por Tempo Fixo (Iatf), que consiste na inseminação gratuita de até 80 matrizes de cada propriedade assistida. O produtor rural paga apenas pelo sêmen utilizado na inseminação.

Fonte: Sistema Faesc/Senar-SC 

Oferecimento:

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856