20 mar de 2019
Brasil – Agropecuária – Rabobank prevê consumo interno de carne bovina mais aquecido

Rabobank, contudo, chama a atenção para o comportamento das exportações de frango, proteína corrente da carne bovina

Análise divulgada nesta manhã de terça-feira pelo Rabobank, banco sediado na Holanda, reforçou a expectativa de sua equipe de analistas em relação ao crescimento de consumo de carne bovina no mercado interno brasileiro ao longo de 2019.

 “O início do ano costuma ser um período de menor demanda (pela carne bovina), pois há concentração de alguns impostos e contas específicas a serem pagas pelas famílias brasileiras durante esse período. No entanto, esperamos uma recuperação no consumo doméstico durante o ano devido às expectativas de melhora no cenário econômico local, o que deve levar o consumo doméstico de proteína animal próximo aos níveis pré-crise”, prevê o banco.

Segundo os analistas, o preço do boi gordo deverá permanecer relativamente estável durante o primeiro semestre de 2019. No entanto, devido à desaceleração esperada na oferta (em comparação a 2018) e o cenário mais positivo para a demanda, os preços deverão encontrar níveis mais altos durante o segundo semestre.

“A perspectiva também é positiva para os preços de carne bovina no atacado, o que deve beneficiar não apenas os grandes frigoríficos, mas também os médios e pequenos com acesso limitado ao mercado internacional”, avalia.

Porém, assim como os relatórios anteriores divulgados pelo banco, neste novo informe o Rabobank chama a atenção para o comportamento das exportações de frango, proteína corrente da carne bovina.

Os embarques brasileiros da ave recuaram cerca de 10% no acumulado de janeiro a fevereiro de 2019, em relação ao mesmo período de 2018, principalmente devido às reduções nos embarques para a Arábia Saudita e para a União Europeia.

“O desempenho das exportações de frango durante os próximos meses será importante também para o setor de carne bovina, já que pode potencialmente resultar em maior competição por consumidores no mercado interno.

 

Fonte: Portal PDO

 

Oferecimento:

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856