08 abr de 2020
Brasil – Avicultura – Tecnologia na produção de frangos de corte

O que pretendo mostrar neste material técnico são relatos decorrentes de mais de 30 anos de vivência na avicultura de corte, nos quais vivenciei parte dessa evolução.

Aconteceu comigo um fato engraçado.  Assim que terminei a minha graduação em zootecnia (1987) e mestrado em produção animal (1991), na Universidade Federal de Viçosa, fui visitar meu avô no interior de Minas Gerais, e ele, uma pessoa muito simples, me perguntou se eu já era doutor, e se já estava “operando” os outros. Eu disse que já tinha me formado, não em medicina e sim em zootecnia, e que iria trabalhar com avicultura (frangos de corte).  Ele me disse:

– Para que você estudou tanto, para mexer com galinha?

Isso ficou na minha memória, ou seja, pessoas leigas não fazem ideia do pacote tecnológico que há na produção de frangos, da granja ao prato do consumidor.

Pensando neste tema elaborei uma palestra, que já proferi em algumas faculdades, a convite de amigos-professores dessas instituições.  Nela, eu procuro tecer comentários sobre os avanços tecnológicos que aconteceram nos últimos anos, nas áreas:  Genética, Nutrição, Ambiência, Manejo e Sanidade. E mostrar que tem muita tecnologia na produção de frangos, SIM.


Importância econômica da avicultura

O Brasil é o 2º maior produtor de frangos do mundo, é o maior exportador com mais de 40% do mercado internacional e tem uma produção dinâmica, sendo uma das que mais crescem e evoluem tecnologicamente. Ao longo deste artigo, eu pretendo mostrar essa evolução tecnológica, descrita numa linguagem simples, para que leigos possam entender esse avanço que ocorreu nos últimos anos, para tentar explicar o fantástico desempenho do frango de corte atual.

Como podemos ver no gráfico abaixo, hoje somos 7 bilhões de pessoas no mundo e daqui a 30 anos, seremos 09 bilhões, um crescimento de 50% da população mundial. A avicultura é uma excelente alternativa para ajudar a resolver esse problema de produção de alimentos para o mundo, já que é uma proteína de excelente qualidade e preço acessível à grande parte da população.

Leia o artigo na íntegra.

Fonte: Agroceres Multimix

Oferecimento:

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856